Gerontóloga alerta para os cuidados com idosos nos dias de frio intenso

0
1462

Idosos são mais sensíveis e sentem dores no corpo provocadas pelo frio.
Dicas simples amenizam os problemas e mantém o corpo aquecido.
Frio | Portal Amigo do IdosoEm São Carlos (SP), as baixas temperaturas vêm acompanhadas pelo vento, fazendo com que a sensação térmica seja de mais frio ainda. Os idosos são mais sensíveis e sofrem mais nessa época do ano. Alguns cuidados ajudam a amenizar o problema.
O aposentado José Caruso disse que adorava o frio quando era jovem, mas agora ele reclama de dores no corpo durante o inverno. “O tempo foi passando, fui envelhecendo, hoje estou idoso e não suporto mais o frio. Você sente os pés e as mãos congelando, dor no corpo. O frio é terrível para idosos.”
A professora de gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Mariana Rampazo deu alguma dicas que ajudam os idosos a ficarem aquecidos no inverno. “Existem tecidos de sofá que são gelados, então se você forrar com uma manta já ajuda no aquecimento. Se for necessário, também é bom colocar outra manta sobre as pernas. É importante manter as extremidades aquecidas, principalmente os pés.”
Para evitar acidentes, os idosos devem usar meias com sapatos fechados, nunca com chinelos para não escorregar.
A gerontóloga recomendou ainda que os idosos não fiquem parados e procurem se movimentar até mesmo enquanto assistem televisão no sofá. “Pode fazer exercícios com as mãos, abrindo e fechando para melhorar a circulação. Também mexer os pés, fazer exercícios para os tornozelos, e esticar e dobrar o joelho. Melhorando a circulação o corpo aquece.”
Na hora de dormir, forrar o colchão com uma coberta também ajuda a esquentar a parte posterior do corpo. Tomar banho durante o dia também ajuda os idosos a não sentirem tanto frio. Para evitar choque térmico após sair do banho quente, é preciso manter as janelas fechadas para evitar as correntes de ar.
Campanha do agasalho
As roupas doadas para a Campanha do Agasalho já podem ser retiradas em Araraquara, São Carlos e Rio Claro (SP). Para retirar essas peças, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e fazer o pedido.

Campanha | Portal Amigo do Idoso

Confira os endereços onde podem ser retiradas as peças de roupas doadas para a campanha.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/07/gerontologa-alerta-para-os-cuidados-com-idosos-nos-dias-de-frio-intenso.html