Voluntários contribuem para manter lar de idosos em Santos

0
443

Lar Evangélico abriga 50 moradores. Local se mantém com doações e ajuda dos voluntários.

Os dias da dona Maria Bea Lúcio pareciam não ter fim. Com os filhos já criados, casados, Maria passou a se sentir deprimida e sozinha. As coisas começaram a mudar quando Maria conheceu o Bazar do Lar Evangélico.

Agora, Maria tem a impressão de que os dias encurtaram. “Vim parar aqui e nunca mais sai. Podem me oferecer outra coisa que eu não quero, nem dinheiro”, conta a aposentada. Maria é uma das voluntárias do bazar, onde os principais clientes são os colaboradores da instituição.

O Lar Evangélico atende 50 idosos e para cuidar dos moradores o local tem um quadro de funcionários para serviços técnicos, como psicólogos, enfermeiras, fisioterapeutas.
Roseclaire Ozores conheceu o trabalho do lar há alguns anos e ajuda desde então. “É muito gratificante, porque acho que tudo que a gente faz para outras pessoas favorece”, conta Roseclaire.

Os exemplos de solidariedade são muitos no lar. Dona Isabel Ribeiro é cabeleireira voluntária. Três vezes por semana Isabel cuida do visual da idosas. “Eu me sinto muito bem. Quando chego em casa, parece que dá tudo certo”, comenta Isabel.

Para dona Ivone de Jesus, moradora do lar, a cabeleireira faz muito além de cuidar da aparência de suas amigas. “Ela conversa muito, me faz rir. A gente se sente arrumada, outra pessoa, se sente feliz”, explica Ivone.

Para Marlene Lopes Duarte, presidente do lar, sem as doações e a ajuda dos voluntários, seria difícil manter as contas pagas no fim do mês. “A presença deles, além de nos ajudar, também é um diferencial na rotina e na vida dos idosos. Faz diferença para eles receberem pessoas que trazem da rua alegria, que podem compartilhar e passam o dia dando um pouco de si”, explica.

Leda Barreto, moradora do lar, descobriu no lar um piano para tocar e só deixa o instrumento quando é para passear. “A gente já foi no orquidário, no zoológico, no aquário. Posso dizer que estou muito contente aqui”, declara a moradora.

O Lar aceita voluntários e doações para atender os idosos. Interessados em contribuir podem ligar para o telefone (13) 3203-4883.

[envira-gallery id=”10327″]

Fonte:http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/07/voluntarios-contribuem-para-manter-lar-de-idosos-em-santos.html