Candidatos falam sobre a terceira idade

0
129

Portal da Band publica a oitava reportagem da série de perguntas de eleitores para os candidatos à prefeitura de São Paulo. O tema sugerido pelo eleitor José Carlos Lopes é a terceira idade.

Toda semana, o Portal da Band enviará uma pergunta de um eleitor para os candidatos em São Paulo. As respostas serão publicadas sempre aos sábados.

Para participar, clique neste link e envie sua pergunta. Se preferir, comente um problema em seu bairro e peça uma solução.

Os candidatos já apresentaram suas propostas para saneamento básico, para a utilização da Guarda Civil Metropolitana, para a Inspeção Veicular, para os moradores de rua, para a saúde, para o salário do prefeito e para opolo industrial da zona leste.
Nome do Eleitor: José Carlos Lopes
Pergunta: Sobre a terceira idade, como a prefeitura pode incentivar os aposentados a se recolocar no mercado de trabalho?

Ana Luiza (PSTU)
Ana Luiza | Portal Amigo do IdosoDefendemos o direito de todos os trabalhadores, com carteira assinada ou não, à aposentadoria sem qualquer perda salarial, dentro das regras vigentes até a reforma da previdência de 1998. Entendemos que o trabalhador deve ter o direito de decidir se continua trabalhando ou não. Para combater o desemprego, seja de jovens ou de aposentados, defendemos um plano de obras públicas para construir duas mil creches, três hospitais, triplicar o metrô e construir 190 km de corredores de ônibus. Para financiar este plano defendemos a suspensão da dívida municipal junto ao governo federal, além de cobrar os governos Dilma e Alckmin mais verbas para cada uma destas áreas. Só o orçamento do município não é capaz de financiar todo este plano que mudará a cara de São Paulo, voltando-a aos trabalhadores.

Carlos Giannazi (PSOL)
Entrevistando Carlos Giannazi | Portal Amigo do IdosoNós achamos que é importante sempre investir em educação para todos os profissionais. Por isso, queremos oferecer (tanto para a terceira idade quanto para os profissionais que ainda estão na ativa) cursos de capacitação. Para os aposentados em específicos, queremos facilitar o acesso aos empregos em empresas que prestam serviços para a municipalidade.

Celso Russomanno (PRB)
Celso Russomanno | Portal Amigo do Idoso
A inclusão de pessoas da terceira idade e aposentados no mercado de trabalho creio ser muito significativo para a economia da cidade, e para essa parcela importante da população. No meu plano de governo existem ações concretas e que interferem diretamente na qualidade de vida dessas pessoas. Existem setores, principalmente comércio e serviços, que tem um potencial enorme de absorção de pessoas. Vamos incentivar sim que essas pessoas continuem produtivas, porque elas possuem conhecimento, experiência e sabedoria. Vamos desenvolver programas para a terceira idade que serão uma revolução na saúde e numa vida melhor para essas pessoas. Além disso, temos os CAT’s da secretaria de desenvolvimento e trabalho que podem fazer um programa de incentivo e recolocação muito interessante, é só ter vontade política. E isso nós temos, e vamos fazer.
Eymael (PSDC)
Eymael (PSDC) | Portal Amigo do IdosoPara nós, somente o desenvolvimento será capaz de aumentar a oferta de emprego para jovens e pessoas da terceira idade, que são em sua grande maioria aposentados. A capacidade do município de promover esse desenvolvimento está em promover um tratamento tributário diferenciado, mais benéfico para as pequenas e medias empresas. Dentro deste tratamento, examinaremos a possibilidade de uma redução nos tributos municipais que ofereçam cotas para o primeiro emprego, e cotas para terceira idade. Outra ferramenta será a reconquista do centro de São Paulo, que abrirá muitas oportunidades comerciais para esta mão de obra experiente e produtiva. Na carta 27, a Democracia Cristã, propõe a instalação de Polos Industriais e Comerciais na cidade, que serão importantes geradores de empregos para todas as idades.

Levy Fidelix (PRTB)
Levy Fidelix (PRTB) | Portal Amigo do IdosoPor intermédio de benefícios fiscais, incentivaremos as empresas, onde eventualmente vieram a se aposentar, a recolocá-los em sua frentes, a fim de transmitir aos novatos sua experiência e cultura quantos às atividades. Outra alternativa para recolocar a terceira idade no mercado de trabalho é a criação da figura do Ouvidor Comunitário, onde, senhores e senhoras da terceira idade trarão às Subprefeituras um “raio X” dos problemas e sugestões para melhoria, por exemplo, das ruas, limpeza, escolas, dentre outras.

Soninha Francine (PPS)
Soninha Francine (PPS) | Portal-Amigo do IdosoPrecisamos melhorar aposentadorias do setor público, para que só voltem ao mercado de trabalho aqueles que realmente querem continuar trabalhando (e são muitos), e não aqueles já muito cansados que só buscam trabalho porque precisam complementar sua renda. Para os que ainda têm muito a contribuir com seu conhecimento, talentos e experiências e querem continuar ativos, vamos oferecer atualização e requalificação para colocação no mercado de trabalho e incentivos para que as empresas o façam. Além disso, há muitas áreas no setor público carentes de bons profissionais – muitos aposentados fariam ótimo trabalho nos mutirões de recuperação na Educação, de consultas e exames na Saúde, de atendimento a turistas e assim por diante.

A pergunta do eleitor José Carlos Lopes também foi enviada para os candidatos abaixo:
Anaí Caproni (PCO)
Gabriel Chalita (PMDB)
Fernando Haddad (PT)
José Serra (PSDB)
Miguel Manso (PPL)
Paulinho da Força (PDT)

Portal da Band não recebeu as respostas até o fechamento desta matéria.

Fonte: http://www.band.com.br/noticias/eleicoes2012/sao-paulo/noticia/?id=100000524144