Idosos com mais de 80 anos podem ter prioridades

0
275

Autor considera uma tendência o aumento do número de pessoas maiores de 80 e acredita que é necessário um tratamento prioritário

idosos direitos justiça prioridadeSÃO PAULO – Idosos de mais de 80 anos poderão ter “prioridade especial”. O Projeto de Lei3575/12, de autoria do deputado Simão Sessim (PP-RJ), tem como objetivo conceder direito a tratamento prioritário para os idosos com mais de 80, em relação ao outros idosos.

De acordo com a Agência Câmara, o deputado considera que com o avanço da medicina, a expectativa média de vida da população é de 72 anos para os homens, e 75 para as mulheres. “A tendência é que aumente exponencialmente o número de pessoas que passa dos 80 anos”, afirma Sessim. Atualmente, já existem três milhões de pessoas acima dessa faixa etária no Brasil.

Lei atual
O Estatuto do Idoso, argumenta o deputado, contemplou os direitos dos idosos, maiores de 60 anos, mas não atentou para o fato de que existem diferenças de capacidade, mobilidade e dificuldades em geral dos que chegam à chamada quarta idade é muito maior do que das pessoas que ainda estão na faixa dos 60 anos.