Projeto leva 'academia para idosos' à praça no Rio

0
202

Projeto disponibiliza “academia popular” para idosos da zona norte do Rio de Janeiro

Uma “academia popular” para atender especialmente os idosos foi inaugurada na praça Afonso Pena, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. A ação faz parte do projeto Academia Terceira Idade (ATI), que pretende facilitar o acesso da população à prática de exercícios físicos na cidade, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas na “terceira idade”.

De acordo com informação da Subprefeitura da Grande Tijuca, desde 2009 os equipamentos de ginástica foram instalados em 80 praças da cidade e são usados por moradores de cada região.

Gratuito e aberto à comunidade, o ATI permite que homens e mulheres participem das atividades. Para se inscrever, é preciso ir até uma praça que possua uma academia popular com documento de identidade, CPF e atestado médico permitindo a prática de exercícios físicos.

As academias funcionam de segunda a sexta das 7h às 10h e das 16h às 19h, e são monitoradas por profissionais de educação física e técnicos de enfermagem que prescrevem os exercícios para os beneficiários, monitoram as atividades e ainda realizam o controle da pressão arterial dos participantes.

Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

O José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

 [envira-gallery id=”10311″]

Fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6101364-EI8139,00-vc+reporter+projeto+leva+academia+para+idosos+a+praca+no+Rio.html