Japão celebra Dia do Respeito aos Idosos com 30 milhões na Terceira idade

0
372

Dia-do-Respeito-Portal-Amigo-do-IdosoO Japão celebra nesta segunda-feira o feriado nacional do Dia do Respeito aos Idosos com mais de 30 milhões de habitantes acima dos 65 anos, 24,1% do total de sua população, fato que gera uma grande preocupação no governo e também desperta o interesse das empresas neste lucrativo setor. Neste ano, o número de japoneses acima dos 65 anos se situou na casa dos 30 milhões, o maior número de sua história e um número 0,8% a mais do que a do ano anterior, que apresentava quase 1 milhão de idosos a menos.
O envelhecimento da população é um dos grandes problemas para o futuro do Japão, um país no qual cerca de 40% de seus cidadãos serão idosos no ano 2060, segundo um estudo oficial divulgado neste ano pelo Instituto Nacional de População e Seguridade Social. O aumento do número de idosos representa um grande desafio para o sistema de seguridade social da terceira economia mundial, que só conseguirá garantir a fortaleza de seu sistema saúde e de previdência com uma queda da idade produtiva.
Diante deste panorama, o governo anunciou no início do mês um plano para aumentar a taxa de emprego na categoria entre 60 e 64 anos até 63%, o qual também prevê um aumento do acesso laboral aos jovens e a facilitação da natalidade. “As pessoas idosas necessitam trabalhar para viver. Trabalhar até os 65 anos me parece algo natural, ja que você possui condições de exercer perfeitamente seu trabalho”, assegurou à agência EFE Fumio Kawamura, 63 anos, empregado de manutenção em um edifício de escritórios em Tóquio.
Idosos-no-Japão-Portal-Amigo-do-IdosoRecentemente, o Japão aprovou um aumento nos impostos destinados, em grande parte, ao reforço do sistema de seguridade social. Neste, o governo elevará progressivamente o imposto sobre o consumo, de 5% a 10%, até 2015. Apesar de ser um dos países com maior expectativa de vida do mundo, o Japão registra um aumento das doenças como a demência senil, que se duplicou no país nos últimos dez anos até os 3,05 milhões de casos de 2012, ou seja, um em cada dez idosos, segundo dados do Ministério japonês de Saúde.
Muitas empresas adaptaram seus produtos para este segmento da população, que, em geral, possui um grande poder aquisitivo. Em 2011, o consumo dessa faixa etária gerou mais de 100 trilhões de ienes, 44% do total do consumo do Japão, segundo dados da seguradora Daiichi.
Um dos setores que mais evoluiu foi o tecnológico, principalmente o mercado dos robôs de assistência, um campo que deverá crescer nos próximos 25 anos até os 4,9 trilhões de ienes (cerca de 47,7 bilhões de euros). Robôs de limpeza doméstica, “animais de estimação” terapêuticos e capazes de interagir com seu dono e trajes robóticos para melhorar a mobilidade são alguns dos principais produtos destinados à terceira idade japonesa.
Japao-celebra-Dia-do-Respeito-ao-Idoso-Portal-Amigo-do-IdosoA Docomo, operadora de telefonia celular líder do setor no Japão, fez um grande sucesso ao lançar aparelhos desenhados especificamente para idosos, como a série de smartphones “Raku-Raku” (cuja tradução em japonês é “cômodo” e “fácil”), que conta com tela táctil e ícones simples e muito mais visíveis. A realização deste feriado do Dia do Respeito aos Idosos também será celebrada de maneira especial para os maiores de 100 anos, um segmento populacional que este ano superou, pela primeira vez na história do Japão, o recorde de 50 mil cidadãos.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6159942-EI8143,00-Japao+celebra+Dia+dos+Idosos+com+milhoes+na+idade.html