Qual a melhor idade para abrir seu próprio negócio?

0
238
Idade para empreender | Portal Amigo do Idoso

Para consultor o profissional deve ficar atento às oportunidades do mercado e avaliar os pontos positivos e negativos

Por Edilaine Felix 
SÃO PAULO – É possível realizar o sonho de empreender em qualquer fase da vida. Alguns preferem iniciar o próprio negócio assim que terminam a faculdade, outros ao adquirir estabilidade profissional e maturidade. Sem cartilha do certo ou errado, ser dono de sua própria empresa depende muito do perfil de cada um.

O presidente da Fran Systems, Batista Gigliotti, destaca que o profissional deve fazer uma autocrítica antes de empreender, pois os riscos podem aparecer em qualquer momento da vida.

Y5nCM

“Empreender é possível em todas as idades, contudo o profissional deve ficar atento às oportunidades do mercado”.  Batista explica quais os pontos positivos e negativos de cada faixa etária na hora do sonho do seu próprio negócio.

Dos 20 aos 30: empolgação e energia Segundo Batista, nessa fase da vida o jovem ainda mora com os pais e precisa de capital menor para viver, “ele também está mais criativo e cheio de ideais”. Outro fator é que se a tentativa de ter o próprio negócio não der certo, o tempo para o profissional se recolocar no mercado é maior.

O ponto negativo é que nessa fase existe a falta de maturidade e a inexperiência. O entusiasmo exagerado também pode prejudicar o empreendedor que acaba por não avaliar corretamente o cenário. O profissional precisa mais do que conhecimento técnico, “precisa de gestão e trato com as pessoas”.

Dos 30 aos 40: cautela Essa é a fase da vida em que os empregados “não querem mais ter chefe” e segundo Batista é uma fase boa para buscar uma franquia como oportunidade de negócio, pois proporciona escala maior e risco menor. Os profissionais nessa idade estão mais cautelosos, além de ter mais vivência e conhecimento.

Contudo, Batista lembra que normalmente nessa idade ele já está casado, com filhos e o emprego fixo pode dar maior estabilidade. Se quiser empreender é por meio de um dos cônjuges, enquanto um fica com a renda fixa o outro se arrisca em um empreendimento.

Após os 40 anos: maturidade e experiência A experiência que a idade torna o empreendedor mais seguro de seus passos. “Não precisa mais de emprego fixo, de chefe, começa a querer realizar um projeto antigo. Tem economias, os filhos estão criados, tem maturidade e vida e experiência”.

Outro ponto negativo apontado por Batista é um erro ou planejamento mal elaborado, investir mais que 30% das economias pode ser arriscado e  não ter mais tempo de recuperar o valor. Voltar ao mercado de trabalho, se a tentativa não obtiver êxito, também pode ser uma difícil missão.

Acima dos 50 anos: sonho Nessa fase o profissional está em busca de realizar um sonho ou atrás de uma aposentadoria tranquila. Com mais dinheiro no bolsa, das economias feitas durante a vida, ele pode diversificar os investimentos.

Fonte:http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/2582326/Qual-melhor-idade-para-abrir-seu-proprio-negocio