No Dia Mundial da Alimentação nutricionista dá dicas para comer bem

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Profissional de Araxá, MG, preparou um cardápio padrão. ‘É importante não ficar sem comer’, ressalta nutricionista. (Foto: Reprodução/TV Integração)

nutriNesta terça-feira (16) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. E para lembrar a data, a nutricionista Cintia Nepomuceno de Araxá, no Alto Paranaíba, elaborou um cardápio para quem quer emagrecer sem passar fome, afinal, comer bem nem sempre faz parte do hábito do brasileiro. (Confira abaixo uma sugestão de cardápio completo).

Segundo ela, as pessoas confundem uma boa alimentação com guloseimas e se esquecem do que é nutritivo. Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, apontou que 63% dos brasileiros estão acima do peso. Mas na contramão desse grupo de pessoas, existem aqueles que procuram melhorar as refeições. “Mais saladas, pouco arroz e pouco feijão. Já tive um enfarto, então agora tenho que me controlar “, disse Eurípedes.

10_01_nutricao cintia stefaniaEm todas as refeições é necessário alimentos funcionais que aceleram o metabolismo e fazem o intestino trabalhar melhor. E começa com o café da manhã, uma das principais refeições do dia. “O café da manhã é muito importante, tem que ser bem balanceado e rico em todas as proteínas”, disse Cintia.

Segundo a nutricionista, é importante não pular nenhuma refeição e não ficar mais de três horas sem comer. “É importante não ficar sem comer, para não chegar na hora do almoço com muita fome”, disse.

No almoço, Cintia explicou que é preciso comer de tudo, desde que de forma moderada.” É bom comer de duas a três colheres de arroz, duas colheres de feijão, duas colheres de sopa de vegetais cozidos, 100 gramas de carne e salada à vontade “, contou.

No lanche da tarde, o indicado é comer uma salada de frutas ou coalhada com bolacha integral. Nunca vá dormir sem se alimentar.

Confira o cardápio completo
Café da manhã

Pão integral – 2 fatias
Queijo ricota
1 fatia Mamão-
Iogurte light zero 100% gordura – 1 unidade

Almoço
3 colheres de sopa de arroz integral
2 colheres de sopa de feijão
Salada à vontade
2 colheres de sopa de vegetais cozidos – (chuchu, abobrinha, cenoura, couve refogada)
1 pedaço de 100 gramas de carne magra e branca – (mais ou menos a palma da mão)
Sobremesa – uma taça pequena de gelatina diet

Lanche da tarde
Salada de fruta ou coalhada com bolacha de água integral

Jantar

Sanduíche light
Pão integral – 2 fatias
Peito de peru ou presunto magro – 1 fatia
Queijo frescal ou ricota – 1 fatia
Suco da fruta ou polpa da fruta – 1 copo 200 ml
Castanha do pará – 1 unidade
Alface, cenoura, tomate

Ceia
Suco natural com uma colher de sobremesa de linhaça triturada

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/10/no-dia-mundial-da-alimentacao-nutricionista-da-dicas-para-comer-bem.html