O segredo da longevidade está nos relacionamentos

0
248
Donos de cães como Kevin Doorlag, com Zeus, o canino mais alto pelo Guinness, têm menos problemas de pressão, colesterol, e a imunidade mais alta.

01

NOVA YORK – O segredo da longevidade está em três coisas aparentemente simples: ter um cachorro, um casamento feliz e alguns bons amigos, segundo um estudo de referência que identificou estas metas como as mais importantes, seja qual for a origem ou classe social do indivíduo.

Desde 1940, o estudo acompanhou mais de 200 americanos jovens, brancos e saudáveis da juventude à velhice, com avaliações a cada dois anos. O relatório final constatou que longevidade tem muito mais a ver com felicidade do que com classe social.

O atual diretor do estudo, George Vaillant, da Escola de Medicina de Harvard, contou que os relacionamentos são a chave para uma vida longa e disse que apenas quatro dos 31 homens solteiros do início do estudo estão vivos até hoje, comparados a mais de um terço daqueles em “bons relacionamentos”.

— Ter uma família é importante, mas se você quer ser feliz e não tem um bebê de seis meses para trocar sorrisos, compre um cachorro — disse Vaillant. — A descoberta da felicidade é que esta é a palavra errada. O certo seria inteligência emocional, relacionamentos, alegria, contatos e resiliência — afirmou.

O estudo também descobriu que os casamentos trazem mais contentamento após os 70 anos de idade e nosso jeito depois dos 80 anos tem mais a ver com os hábitos formados antes dos 50 anos do que com a genética.

— O crédito por envelhecer com graça e vitalidade é mais de cada indivíduo do que do mapa genético — concluiu Vaillant, que acrescentou ter tido prazer e ganhado esperança com os homens acompanhados no estudo.

Pesquisas anteriores da Universidade Queens, em Belfast, já tinham descoberto que ter um cachorro era mais benéfico para a saúde física e mental do que um gato. Os cães evitam que seus donos fiquem doentes (por fortalecer seu sistema imunológico) e os ajuda na rápida recuperação quando isso acontece. Além disso há o fato de fazerem mais exercícios físicos e donos de cães também tem menos problemas de pressão e colesterol

Fonte: http://oglobo.globo.com/saude/o-segredo-da-longevidade-esta-nos-relacionamentos-6743767

Se você gostou, curte, compartilhe…ajude-nos a divulgar este projeto.