Caso Cachoeira: estresse causa o envelhecimento precoce

0
330

No caso de Cachoeira, a geriatra explica que o quadro é resultado da depressão e taquicardia supraventricular

14_52_25_94_fileNo último domingo (25) Carlos Augusto Ramos de Almeida, o contraventor Carlinhos Cachoeira, foi internado com diarreia e transtorno de conduta (alteração de personalidade e comportamento). Além disso, os médicos também diagnosticaram um quadro de envelhecimento precoce. A geriatra Dra. Ana Lúcia de Sousa Vilela, da SBG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), explica que o estresse é a principal causa dessa condição.

— Quando a pessoa está muito estressada, ela aumenta a produção de um hormônio chamado adrenalina, que em grandes quantidades pode causar problemas no cérebro, coração, estômago e artérias. Além disso, a adrenalina aumenta o número de plaquetas no sangue podendo desencadear um quadro de trombose.

A presença de doenças crônicas — artrose, problemas cardíacos, atrofia cerebral, osteoporose — também contribui para acelerar o envelhecimento. No caso de Cachoeira, a geriatra explica que o quadro é resultado da depressão e taquicardia supraventricular (distúrbio do ritmo cardíaco).

— Alguns sintomas como cansaço, falta de raciocínio, perda da concentração e memória são comuns no envelhecimento e na depressão.

A médica também destaca que os péssimos hábitos de vida, como sedentarismo, excesso de álcool e cigarro, poucas horas de sono e má alimentação, são fatores de risco para o envelhecimento precoce.

Reversão do quadro

De acordo com a geriatra, a adoção de hábitos saudáveis é o segredo para prevenir o envelhecimento. Controlar o estresse, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma boa alimentação, evitar o consumo de álcool e cigarro e dormir de seis a oito horas por noite são atitudes fundamentais para viver com qualidade.

— Além disso, a pessoa que tem doença crônica deve seguir o tratamento prescrito pelo médico. Isso também ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

*Camila Savioli, estagiária do R7 

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/caso-cachoeira-estresse-causa-o-envelhecimento-precoce-30112012