Cientistas descobrem gene que pode prevenir o envelhecimento

0
714

O pequeno pólipo de água doce, conhecido como hidra, é uma criatura notável. Ele não mostra quaisquer sinais de envelhecimento e parece ser imortal. Pesquisadores da Universidade de Kiel, na Alemanha, examinaram esse fenômeno e descobriram uma ligação importante para o processo de envelhecimento em seres humanos que pode levar ao desenvolvimento de terapias de rejuvenescimento avançados.

SONY DSCO “animalzinho” consegue a proeza da aparente imortalidade, pois se reproduz através de brotação, em vez de acasalamento. Ou seja, cada pólipo contém células-tronco capazes de proliferação contínua e interminável. Com essa fonte infinita de células-tronco de regeneração, ele nunca morre.

Os geneticistas de Kiel, em parceria com o Centro Médico da Universidade de Schleswig-Holstein, descobriram que o mesmo gene que dá longevidade ao hidra pode, também, explicar por que os seres humanos envelhecem ou ficam doentes. Durante a pesquisa, eles descobriram o FoxO, um gene que todos os animais, incluindo os humanos, têm.

O estudo conseguiu chegar a duas conclusões: em primeiro lugar, o FoxO desempenha um papel fundamental na manutenção de células estaminais e, portanto, determina o tempo de vida de todos os animais. Em segundo lugar, o envelhecimento e longevidade de organismos depende de dois fatores: a manutenção de células-tronco e a manutenção de um sistema de funcionamento do sistema imunológico.

A pesquisa deve ajudar no desenvolvimento de uma terapia de rejuvenescimento avançada para seres humanos no futuro.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,792,3980728,Cientistas-descobrem-gene-que-pode-prevenir-o-envelhecimento.html

Se você achou essa informação importante, então por favor curte, compartilhe, divulgue…ajude-nos a construir este projeto.