O que fazer se o mundo não acabar no dia 21/12/12?

0
203

21-12-121As profecias de que o mundo vai acabar nesta sexta-feira (21) ganharam o gosto dos brasileiros. Há os que acreditam e já se preparam para o apocalipse, mas também existem os céticos e aqueles que aproveitam a situação para fazer piadas. Real ou não, a previsão inspira certa reflexão. Se o mundo não acabar, será impossível encarar a vida como se uma nova chance fosse dada. Talvez não dê mais tempo de mudar o que passou, mas sempre é possível melhorar o que está por vir.

Assim sendo, o CicloVivo separou cinco sugestões de novos costumes que podem ser adquiridos e velhos hábitos a serem esquecidos, sempre com o intuito de deixar a vida o mais sustentável e prazerosa possível.

1. Praticar uma ou mais atividades físicas

lesoes-atividade-fisica-68-160-thumb-570De acordo com o site do Hospital Israelita Albert Einstein, “a atividade física é imprescindível para elevar as condições de saúde de todos os indivíduos, prevenindo contra várias doenças, como: diabetes, osteoporose, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, depressão, entre outros”.

Além do benefício direto à saúde, a atividade física dá prazer e traz consigo muitos sentimentos bons, sensação de liberdade e felicidade, adrenalina e muito mais. Portanto, se o mundo não acabar deixe o carro de lado e vá a pé ou de bicicleta. Comprometa-se em passear com seus filhos, pais e amigos, esta é uma boa oportunidade para trocarem ideias e ajuda mútua. Não é necessário se tornar um atleta, lembre-se de que colocando o corpo em movimento todo o resto funcionará melhor.

O físico Albert Einstein já dizia: “A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento.”

2. Parar de fumar

EEssa deve ser uma das promessas mais comuns na virada do ano. Se a mudança no calendário serve de inspiração, o que dizer então da sobrevivência ao apocalipse?

O tabaco também é uma droga e, como tal, pode trazer diversos malefícios à saúde. Isso ainda significa que, em muitos casos, abandonar o hábito de fumar é algo que ultrapassa o simples fato de ter vontade de parar. Às vezes é preciso contar com ajuda especializada. Atualmente o governo brasileiro, através do ministério da Saúde, oferece tratamentos para pessoas que querem parar de fumar. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional contra o tabagismo.

3. Comer menos comida industrializada

imagesNão adianta praticar atividades físicas e manter alguns hábitos saudáveis se a alimentação não for prioridade. A comida industrializada e os fast-food podem ser verdadeiros venenos para a saúde. Os altos níveis de gordura, sódio, conservantes, corantes e outros aditivos químicos são fatores que incentivam o desenvolvimento de doenças das mais diversas.

Por isso, dê preferência à alimentação natural e balanceada. Frutas, legumes, vegetais, cereais e carnes são essenciais para controlar o nível de vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento de todo o corpo humano. Portanto, atente a isso. A correria do dia-a-dia limita as possibilidades, mas dar preferência à vida é sempre o melhor. Afinal, esta é uma segunda chance. É hora de repensar a importância das coisas.

4. Dedicar-se a algo que realmente lhe dê prazer

416829_315800121817628_268061956591445_892386_1481001803_nNão é preciso ser radical. Largar o emprego, fazer as malas, pegar a barraca e partir sem rumo pelo mundo. Apesar de que, essa também é uma boa ideia. No entanto, é possível conciliar o trabalho com outras atividades prazerosas.

Neste caso, não trata-se apenas de priorizar o lazer, mas sim focar parte do tempo e disposição em outras coisas divertidas e recompensadoras. A sugestão é dedicar-se a algum tipo de trabalho voluntário. Existem atividades para todos os tipos de pessoas, gostos e habilidades, basta você estar disposto a encontrar algo que lhe satisfaça e ao mesmo tempo ajude outras pessoas.

Você verá que, no final das contas, o maior beneficiado será você mesmo.

5. Plantar uma árvore

costa_rica1Se sobrevivermos a este apocalipse, então podemos ajudar a evitar o fim do mundo em consequência de alguma catástrofe causada pelo impacto do homem na natureza. Faça a sua parte, plante uma árvore, ou duas, ou dez, ou quantas puder e quiser. Dedique-se e atente ao cuidado ambiental em todos os detalhes. Trabalhe para que o seu bairro e a sua cidade sejam mais limpos, compartilhe conhecimento, separe os resíduos e destine-os adequadamente e acima de tudo seja gentil em todas as atitudes. Afinal, “gentileza gera gentileza” e o que é bom contagia.

E você? O que pretende fazer se o mundo não acabar?

(CicloVivo)

Fonte: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-que-fazer-se-o-mundo-nao-acabar-no-dia-211212/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

Se você achou essa informação importante, por favor curte, compartilhe, divulgue…ajude-nos a construir este projeto.