Hábitos saudáveis na terceira idade são importantes

0
2205

download (2)Os avanços da Medicina levaram o homem a viver mais, porém longevidade não é o mesmo que qualidade de vida. Para ter saúde e qualidade de vida na chamada terceira idade, é preciso adotar hábitos saudáveis.

Segundo os geriatras, a atividade física supervisionada é um dos melhores aliados para ter uma vida saudável, inclusive na terceira idade. Após os 60 anos, ocorre no indivíduo sedentário uma redução da força muscular, afetando principalmente os membros inferiores e o tronco, com diminuição da velocidade de andar e maior incidência de quedas e fraturas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5% a 10% dos idosos sofrem algum tipo de acidente doméstico grave, especialmente os sedentários.

A médica do Hapvida Saúde, Dra. Antonieta Motta, lembra que a atividade física para pessoas de terceira idade é recomendada, mas deve ser imagespraticada de forma supervisionada por professores de Educação Física.

“Exercícios físicos bem dosados e supervisionados podem retardar a perda da força muscular, protegendo o idoso de acidentes. Também ajudam muito na prevenção e tratamento de distúrbios como a osteoporose, obesidade e diabetes”, esclarece a médica.

Dra. Antonieta Mota lembra que, além do acompanhamento dos exercícios, é necessário que os idosos façam avaliações médicas multidisciplinares. Com elas, estabelecem-se com segurança os limites cardiológico, pulmonar, metabólico e muscoesquelético mais adequados para cada um em seu treino diário.

Se você achou essa informação importante, então por favor curte, compartilhe…ajude-nos a divulgar este projeto