Saúde na terceira idade é questão de hábitos saudáveis

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A group of elderly people exercising together on balance balls

Fisioterapeuta ensina como reeducar o corpo de idosos

A maior parte da nossa vida, passamos trabalhando, estudando e correndo atrás do sucesso, pessoal e profissional. Quando a fase da aposentadoria chega, é hora de puxar o freio e desfrutar daquilo que sempre sonhamos, mas nunca tivemos tempo para fazer.

Mas também é nessa fase da aposentadoria, que alguns problemas de saúde podem aparecer. O corpo já não reage com tanta habilidade, os ossos podem estar mais fracos e o cuidado deve ser redobrado. Além de um estilo de vida saudável, os idosos também podem tomar medidas preventivas para evitar dores e desconfortos.

A fisioterapeuta Carolina Elena Carmona de Oliveira, da Duoflex e especialista em Medicina do Sono, dá dicas que podem auxiliar para a conquista de uma melhor qualidade de vida na terceira idade:

Cuidado com a postura!
dor no idosoAs principais causas de dores nas costas são, normalmente, uma combinação de fatores como sobrecarga, esforço físico, postura incorreta, obesidade, sedentarismo e até mesmo o estresse. Mantenha o cuidado com a postura durante as atividades diárias e também durante o sono. Além de evitar dores, previne lesões irreversíveis e, até mesmo, hérnia de disco.

Faça regularmente um check up
Visite o médico regularmente para avaliações. O conhecimento prévio de problemas com a saúde e um diagnóstico preciso auxiliam no alcance de uma melhor qualidade de vida, confiança e autoestima.

Atenção ao levantar da cama
Vire as pernas para o lado em que pretende levantar, apoie os braços na cama e erga o tronco.

E ao sentar…
Apoie os braços e se aproxime bastante do assento até encostar a parte de trás do joelho. Em seguida, apoie as mãos nos braços do assento e incline-se para frente, flexionando o joelho até sentar.

Escolha produtos que garantam a qualidade do sono
idosos-dormir-travesseiroO travesseiro, o colchão e até mesmo a temperatura do ambiente influenciam para um sono renovador. Portanto, na hora de dormir, utilize um travesseiro que complete exatamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão (formando um ângulo de 90 graus no pescoço), alinhando assim toda a coluna com o tronco. Isso facilita a circulação sanguínea e permite que os estímulos elétricos sejam perfeitamente enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo.

Bancos, assentos e cadeiras
Fique atento quanto à segurança de cadeiras, bancos ou assentos. O encosto deve acomodar a coluna; os pés devem estar apoiados no chão ou em algum suporte. O material do assento deve ser firme e de fácil higienização.

Evite ficar encurvado
Mantenha a postura firme. Para não ficar encurvado procure deixar os pés um pouco mais afastados e posicione o quadril alinhado ao tronco, com os pés firmes no chão.

Vá para cama somente quando tiver sono
Evite assistir televisão ou ler um livro deitado, já que o sono no idoso é mais fragmentado e menos profundo, sendo menos concentrado à noite e mais disperso no dia, por conta do ritmo biológico. Além disso, procure deitar sempre na mesma hora e evite café e chás, pois funcionam como estimulantes.

Aproveite o dia
Programe atividades pela manhã e pratique exercícios físicos regulares, sempre sob orientação médica, para que se sinta mais cansado à noite. As atividades diárias regularizam o sono noturno.85p1i6gpxg_m7avy6o9s_file

 

 Veja também: Os 10 melhores hábitos para a saúde do idoso Alimentação saudável eleva qualidade de vida de idoso

Fonte: 123achei

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