O xadrez é uma excelente terapia ocupacional para a terceira idade

0
379

O Xadrez está sendo usado como terapia ocupacional para adultos e pessoas da terceira idade

“O Xadrez é hoje o segundo esporte mais praticado no mundo, fascinando milhões de pessoas em diversas partes do planeta. A utilidade do Xadrez se expande para as mais diversas áreas do conhecimento, dentre elas a matemática, a computação, a administração e até no desenvolvimento de outras modalidades esportivas, o que contribui para uma boa saúde. O Xadrez também está sendo usado como terapia ocupacional para adultos e pessoas da terceira idade’.

Estímulo à memória
“Quando a pessoa joga o Xadrez, está desenvolvendo a coordenação motora estática, levando o indivíduo a se concentrar, conseguindo um estado de relaxamento das estruturas cerebrais, ao mesmo tempo estará estimulando as áreas mentais que ajudam no desenvolvimento da memória, a paciência, o autocontrole, a criatividade, raciocínio lógico, espírito de decisão, entre outros, que são componentes essenciais à nossa qualidade de vida… O Xadrez, por sua natureza esportiva, cientifica e cultural, é um importante recurso que reúne em uma única atividade, componentes educativos importantíssimos, como concentração, atenção, entre outros, que podem contribuir para a qualidade de vida do idoso”.

Evitando doenças
“A inclusão do Xadrez nas atividades de terapia ocupacional trará grandes benefícios para o grupo da terceira idade, pois é grande o número de habilidade mentais que o Xadrez trará como: imaginação, memória, pensamento lógico, perseverança, motivação e ambição, etc. Portanto, implantar a arte do Xadrez na terceira idade, como forma de terapia ocupacional é também uma forma de inclusão social e estímulo à atividade do raciocínio, o que evita várias doenças mentais em decorrência do ócio, pois o Xadrez tem o poder de fazer os homens felizes. Motivando assim o ser humano a viver mais e melhor”. (O texto acima é parte de um estudo feito por Vidal Bezerra e Marlucia de Almeida, e publicado, na sua totalidade, no site do clubedexadrez.on-line).

Fonte: Xadrez Martinense

Se você gostou dessa publicação então por favor curte, copartilhe…ajude-nos a divulgar este projeto