Leitura – Turismo e lazer para a pessoa idosa

0
248

Turismo e lazer para a pessoa idosa surgiu para oferecer uma visão panorâmica das questões que atualmente estão na pauta de discussão sobre as relações entre turismo e idoso no país. Constitui-se, em sua maior parte, por capítulos que apresentam resultados de pesquisas recentes e por relatos de experiências e reflexões acerca de aspectos específicos da temática, tais como:
– Educação para uma práxis solidária e um envelhecimento ativo
– Tendências e motivações turísticas
– Lazer e turismo como possibilidades educacionais no contexto da extensão universitária
– Planejamento urbano e sua interface com o turismo para a terceira idade
– Políticas públicas e direitos do idoso ao lazer
O livro é muito atual e imprescindível para se entender a importância do tema, não somente em função do crescimento da demanda desse segmento, mas, em especial, pela necessidade de se refletir sobre as mudanças sociais que estão em processo no país e que têm valorizado o lazer e o turismo como promotores da qualidade de vida da população.
A obra consegue elucidar todas essas questões de maneira clara e objetiva, por meio de linguagem didática e muitos exemplos de experiências reais, o que a torna de grande valia para estudantes e profissionais do turismo, assim como para todos os interessados no tema.

Sobre os autores:
Doris Van de Meene Ruschmann é Doutora em Ciências da Comunicação-Turismo pela Universidade de São Paulo (USP). Implantou e coordenou por nove anos o mestrado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí. Professora de graduação, pós-graduação stricto e lato sensu, publicou cinco livros e coletâneas, além de 25 capítulos de livros e artigos em revistas técnico-científicas no Brasil e no exterior sobre o tema de planejamento e sustentabilidade no turismo. Ministra palestras e cursos em instituições de ensino e em organizações de turismo de todo o país, bem como no exterior. Com renomada experiência nacional e internacional, desenvolve trabalhos de consultoria na coordenação de planos de desenvolvimento sustentável do turismo e projetos relacionados a pesquisas de mercado, estudos de capacidade de carga, entre outros, para os Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e também em Portugal e Moçambique. Presidente (2002-2005), vice-presidente (2005-2007) e atual membro do conselho da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Turismo (Anptur), Travel and Tourism Research Association (TTRA), Association Internationale d’Experts Scientifiques du Tourisme (Aiest), consultora ad hoc da Fapesc, Fapesp, Unopar e do CNPq.
Karina Toledo Solha é Bacharel em Turismo, mestre e doutora em Ciências da Comunicação, Turismo e Lazer pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisadora do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da mesma instituição. É membro do comitê editorial da revista Turismo em Análise, publicação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Coautora dos livros Planejamento turístico e turismo: uma visão empresarial, também tem artigos publicados em diversos livros e periódicos científicos. Os temas de interesse são planejamento turístico, produção científica em turismo, transportes e turismo rural.

Características

  • Autor: Doris Van de Meene Ruschmann e Karina Solha
  • Número de páginas: 364
  • Formato: 15,5 x 22,5 cm
  • Ano: 2012
  • Acabamento: Brochura
  • Peso: 510 g

Se você achou essa informação importante, por favor curte, compartilhe, divulgue…ajude-nos a construir este projeto.