Semente de Chia elimina gordura e traz benefícios para a saúde

0
514

O que é Chia ou Semente de Chia?

Chia é uma planta (seu nome botânico é salvia hispanica) cultivada há muitos séculos no sul do México. Os Maias e os Astecas eram grandes apreciadores das sementes de chia, que além de ocupar uma parte importante de sua alimentação (parece que depois do milho e do feijão, era o vegetal mais consumido), também era usado como moeda. Elas ficaram confinadas lá no México, onde nunca deixaram de ser cultivadas, até a ciência descobrir que semente de chia é um dos alimentos mais completos, nutritivos e funcionais que existe. Além de extremamente ricas em fibras, as sementes de chia são uma proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que leite e oito vezes mais ômega 3 que salmão.

Chia – Uma semente mucilaginosa do bem

A chia, assim como a linhaça, é uma semente mucilaginosa, ou seja, em contato com líquidos se transforma em gel (graças ao grande teor em fibras), o que diminui a velocidade em que o organismo assimila os açúcares (carboidrato também é açúcar). As sementes absorvem 12 vezes seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Como se isso tudo não fosse suficiente, chia é facílima de ser digerida e tem poucas calorias.

Existem sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. As sementes absorvem 12 vezes seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino.

Durante séculos, a Chia formou o alimento base dos indígenas do sudoeste da América. Para os Maias, Chia significava força. Segundo a lenda deste povo, uma colher da semente é capaz de sustentar energeticamente uma pessoa adulta por 24 horas.

Alguns benefícios do uso da semente de Chia

•A semente de Chia, possuem cinco vezes mais cálcio que o leite;

• Fornecem duas vezes mais potássio que as bananas;

• Fornecem três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte;

• Fornecem três vezes mais ferro que o espinafre;

• São uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa;

• São também extremamente ricas em fibras, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica que se tem conhecimento até hoje;

• Contém mais ômega 3 que o salmão ou a linhaça, tornando-se um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo;

• As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois inibem a fome e limpam o corpo das toxinas dos intestinos;

• Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2;

•Ajudam a regular o trânsito intestinal, previnindo divertículos (diverticulose, diverticulite), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico;

•Ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicéridos;

•São também muito benéficas para desportistas, pois são hidrofílicas, e absorvem até 10 vezes o seu peso em água, mantendo o corpo hidratado.

Chia emagrece mesmo

A semente de chia é mesmo poderosa, ajudando a combater o colesterol, as doenças cardiovasculares, a hipertensão e o diabetes.

Na verdade, a chia emagrece porque o gel que ela forma no estômago dá uma sensação de saciedade e isso diminui a fome. Além disso, a chia tem ômega 3 e combate os processos inflamatórios. Como a gordura é uma inflamação nas células, isso é evitado. Outro ponto que ajuda no emagrecimento é a capacidade que a chia tem de desintoxicar o organismo.

Veja vídeo abaixo:

Onde comprar a chia

Muitas pessoas podem estar se perguntando: “Onde comprar essa maravilha da natureza?”.

A chia normalmente é encontrada em lojas de produtos orgânicos e naturais.

Fonte: saudecominteligencia

Se você gostou dessa publicação, por favor curte, compartilhe, divulgue…ajude-nos a construir este projeto.