Número de idosos no Brasil equivale a duas vezes a população de Portugal

0
321

O país vive um fenômeno batizado de ‘envelhecimento expresso’. A velocidade com que estamos alcançando a longevidade é tanta que a população de idosos dobrou no Brasil em 20 anos.

Existem cerca de 23 milhões de brasileiros com mais de 65 anos, o que equivale a 10% nossa população. O mesmo que toda a população de Moçambique e Angola. Ou ainda, quatro vezes a população da Croácia e duas vezes a população de Portugal. E para cuidar dessa parcela tão importante da sociedade, entram em cena os geriatras, foco do Globo News Saúde dessa semana.

Há 50 anos, generalistas perceberam que cuidar de um idoso não era exatamente como cuidar de um adulto velho. Era preciso estar mais atento e enxergar o paciente de forma global. “O que define o geriatra é a ‘escutatória’. Ele tem um tempo de consulta grande até para dar oportunidade do idoso falar tudo. É muito importante que a gente escute o paciente”, diz o coordenador de residência da Unifesp.

Além dos novos tratamentos, a quantidade de informação circulando ajuda a prevenir doenças. “Quem está se tornando idoso hoje tem muito mais conhecimento. Ele sabe dos problemas de saúde que podem acontecer e vai mais cedo ao médico”, explicou o diretor do Centro de Referência do Idoso de SP, Carlos Uehara.

Fonte: G1

Se você gostou dessa publicação, por favor curte, compartilhe, divulgue…ajude-nos a construir este projeto.