Terceira idade também é sinônimo de beleza e saúde

0
1097

Alimentação saudável, exercícios e manter uma pele hidratada é essencial nesta fase

Foi-se o tempo em que beleza era sinônimo de juventude. Com cuidados simples e com a ajuda de tratamento estéticos próprios para as mais maduras, é possível chegar linda à terceira idade.

Bons exemplos não faltam: as atrizes Marieta Severo, 66 anos, e Sônia Braga, 62; a eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, 67; e a atriz e escritora americana Jane Fonda, 75, são exemplos de “senhoras” que não escondem as rugas, mas esbanjam beleza.

janefonda
Já fiz cirurgia plástica, não sou hipócrita, mas foram coisas mínimas – Jane Fonda

“Teve um ano em que investi em beleza o equivalente a um carro, mas, no ano seguinte, gastei zero. Já fiz cirurgia plástica, não sou hipócrita, mas foram coisas mínimas. Pedi ao meu médico que não mexesse nas minhas rugas”, contou Jane Fonda ao UOL, quando esteve no Brasil no final do ano passado.

Segundo a dermatologista Livia Lourega, o primeiro passo é a prevenção. Ter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios e manter uma pele hidratada é o primeiro passo. Outra dica importante é evitar as variações de peso.

“O ganho de peso mexe com os hormônios e faz aparecer acne e pelo facial, além da questão estética. A mulher, após a menopausa, tem uma tendência de acumular gordura na cintura. É preciso cuidado. Já a perda rápida de peso, sem um trabalho muscular, pode gerar flacidez”, explicou.

De acordo com a médica, os maiores problemas das mulheres na terceira idade estão relacionados ao rosto – rugas e flacidez. O primeiro tratamento, caseiro, é apelar para os cremes antirrugas, que devem ser passados durante a noite. De dia, bloqueador solar – e não apenas protetor – mesmo em dias nublados e no inverno.

Mesmo com tantos cuidados, com o tempo, é normal que a pele se modifique, e as fibras de colágeno do rosto diminuam, aumentando a flacidez. Quando nem os cosméticos dão conta do recado, há tratamentos que ajudam a resolver o problema.

O importante é que a vovós modernas, que nada lembram aquelas velhas de coques e avental, sintam-se bem com a imagem no espelho – mesmo sem precisar recorrer à cirurgia plástica.

“A autoestima mexe com a cabeça, que manda no corpo. Claro que existem aquelas que aceitam envelhecer de uma forma melhor que outras. Tenho pacientes de 80, 90 anos. São mulheres que compreendem a passagem do tempo e sabem que jamais voltarão a ter uma aparência de 20 anos. Mas estão dispostas a melhorar o visual, sem radicalismo”.

É o que faz a autônoma Jussara Silva Ramos, 58 anos, que ainda nem entrou na terceira idade, mas já começou a se cuidar. “Fiz um tratamento para renovar o colágeno e pretendo usar o laser no rosto. A gente precisa se cuidar”.

Como ficar linda nessa fase

Cuidados diários:

Hidratação

É natural a perda de oleosidade com a idade e é preciso caprichar na hidratação mesmo de peles oleosas – nesse caso, em vez de creme, use espumas ou fluidos específicos para esse tipo de pele

De olho no peso
Aumento ou perda de peso repentinas, além do efeito sanfona, provoca flacidez e alterações de hormônio que podem provocar o surgimento de acne e pelo facial. A perda de peso  sem dieta pode estar ligada a alguma doença e merece ser investigada

Bloqueador solar
Durante o dia, mais do que protetor, as mulheres da terceira idade devem usar bloqueadores solares para evitar os efeitos danosos do sol

Alimentação saudável e exercícios
Saúde e beleza sempre andam juntas, ainda mais nessa idade, quando o corpo pode ficar mais debilitado e sujeito a doenças

Tratamentos

Cosméticos
Use cremes antirrugas à noite e fique de olho no rótulo: o retinol e hidroxiácidos ajudam a no rejuvenescimento. A enzima Q10 estimula o crescimento de células novas. Os peptídeos são reparadores e quinetina  e alguns extratos de chá clareiam e suavizam a pele

Toxina botulínica
Ajuda a suavizar rugas de expressão e pés de galinha, principalmente na testa e no pescoço

Peeling químico
Para pele pouco danificada, ajuda a reduzir a flacidez, as manchas e as linhas de expressão

Laser
Faz um rejuvenescimento mais profundo que o peeling e é indicado para peles muito ressecadas, com efeito “craquelado”. Ele ajuda o rosto a descamar e a renovar a pele. O chamado laser fracionado pode ser usado não só no rosto, mas também em mãos, braço, colo e  até pernas 

Fonte: A Gazeta

Se você gostou dessa publicação, por favor curte, compartilhe, divulgue…ajude-nos a construir este projeto.