Saiba os 6 exames de rotina que os homens devem fazer

0
400

O hábito de se submeter a exames periodicamente é a melhor estratégia para detectar doenças e viver mais. Veja os 6 exames de rotina que os homens devem fazer.

exames-de-rotinaA fama dos homens não é uma das melhores nos consultórios médicos, afinal de contas eles raramente aparecem por lá para uma visita de rotina. Talvez esse seja um dos motivos para que eles vivam um pouco menos do que as mulheres. Enquanto elas vão em média até 77 anos, a ala masculina chega normalmente aos quase 70 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas será que os homens não se importam tanto com a própria saúde? “Talvez eles não se preocupem menos, mas ignoram e negam os sinais de que algo não está bem”, acredita o clínico geral Eduardo Finger, especialista do laboratório Salomão Zoppi Diagnósticos (SP).

Porém, como já sabemos, é de extrema importância ter o hábito de visitar regularmente os médicos, para não levar sustos mais tarde. Lembra-se daquela velha máxima: melhor prevenir do que remediar? “Os avanços da medicina foram significativos, mas só podem favorecer àqueles que fazem exames com periodicidade e antes de sentirem que a saúde está numa situação que requer ajuda”, ressalta Alfredo Canalini, urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia — Seccional Rio de Janeiro (SBU-RJ).

Para cuidar melhor de sua saúde, conheça os 6 exames de rotina que os homens devem fazer:

Exame de próstata

ÍndiceO que é: é feito o chamado toque retal, em que o médico verifica o tamanho dessa glândula. Também pode ser indicado o PSA, exame de sangue que mede uma substância produzida por células da próstata, cuja elevação pode significar problemas à vista.

O que detecta: aumento da próstata e câncer .

Quando fazer: após os 40 anos de idade, com periodicidade definida por seu urologista.

Colonoscopia

62ff-22-colonoscopia-portO que é: um tubo ótico filma e analisa toda a mucosa intestinal, verificando se há alterações ou feridas.

O que detecta: câncer no reto ou intestino grosso.

Quando fazer: a partir dos 50 anos, a cada 5 anos se estiver tudo bem, a cada 2 anos se mostrar alterações.

Autoexame testicular

O que é: esse é um tipo de autoexame que o homem faz durante o banho mesmo, apalpando o testículo e conferindo se não há nada de diferente, exatamente como as mulheres devem fazer com as mamas.

O que detecta: câncer no testículo

Quando fazer: como se trata de uma prática de autocuidado, todos os dias, a partir dos 15 anos.

Exames de sangue

dO que é: coleta sanguínea que irá medir a quantidade de: glicose, perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos), ácido úrico, creatinina e o hemograma completo e, em alguns casos, os níveis de testosterona.

O que detecta: problemas como gota, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hipogonadismo (se já houver sintomas), entre outros.

Quando fazer: anualmente, a partir dos 20 anos.

Exame de urina

O que é: coleta da urina para pesquisa de elementos anormais e/ou presença de sedimentos.

O que detecta: doenças nos rins, como cálculo renal, e até mesmo indícios de diabetes e hemorragias.

Quando fazer: a partir dos 20 anos, anualmente.

Exames cardiovasculares

O que é: muitos homens com disfunção erétil podem apresentar hipertensão, portanto incluem a aferição da pressão, teste ergométrico, ecocardiograma, assim como o exame de ultrassom do coração.

O que detecta: doenças cardíacas como a hipertensão ou algum tipo de arritmia.

Quando fazer: a partir dos 40 anos, se houver suspeitas.

Fonte:Revista Viva Saúde