As 10 melhores atividades físicas para idosos

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Women in exercise class
Em qualquer idade a atividade física é benéfica e deve ser estimulada desde a infância. Na velhice os benefícios dessas atividades também são imensos, pois melhora a qualidade de vida dos idosos, além de aumentar a expectativa de vida. Outro fator muito importante é que a atividade física promove uma sensação de bem-estar, diminuindo em muitos deles os problemas causados pela própria velhice.
Sendo assim, este artigo reúne os 10 melhores exercícios físicos para idosos.

 

1. Caminhada – Considerada a melhor atividade física para idosos por não implicar maiores riscos a saúde. Ela ajuda na recuperação de enfartados, na manutenção de massa óssea, preserva a elasticidade das artérias, dentre outros benefícios;

 

 

2. Hidroginástica – Também é muito recomendada para os idosos, pois promove bem-estar, além de melhorar a frequência cardíaca e respiratória, regular o funcionamento do pulmão e também aumentar a resistência;

 

 

3. Dança – Eleva a autoestima e exercita todo o corpo;

 

 

 


4. Natação – Semelhante à hidroginástica, a natação auxilia na prevenção de doenças ósseas como a osteoporose e também nos problemas de articulações;

 

 

 

5. Pilates – Esta é uma das atividades mais recomendadas para os idosos. O Pilates aumenta a força e a resistência, promove uma interação do corpo e da mente, trabalha a força muscular, a flexibilidade e a capacidade respiratória. Além disso, aumenta a autoestima e promove qualidade de vida;

 

 

6. Musculação – Os benefícios dessa atividade física estão relacionados com a frequência cardíaca e com a prevenção de doenças relacionadas com a circulação sanguínea. Além de prevenir diabetes, obesidade e hipertensão. Muita gente pode achar que musculação não pode ser feita por idosos, mas não há problema algum, desde que o medico seja consultado antes;

 

7. Ioga – Dá aos idosos alívio para as dores, trabalham a flexibilidade e aumentam a autoestima;

 

 

 

 

8. Bicicleta – Trabalha o equilíbrio e fortalece os músculos das coxas e da panturrilha. Porém, é importante tomar sérias precauções para evitar acidentes e quedas. Neste caso é recomendado usar capacetes e equipamentos especiais;

 

 

9. Corrida – Ajuda no equilíbrio, aumenta a capacidade respiratória e a resistência;

 

 

10. Alongamento – Este exercício é muito importante para os idosos pois ajudam na flexibilidade reduzindo a tensão muscular e prevenindo lesões.