Trabalho voluntário pode ajudar as pessoas a viverem mais tempo

0
221

O trabalho voluntário não só enriquece a vida dos outros, como também pode melhorar o seu bem-estar físico e mental.

VolunteeringPesquisadores reuniram uma grande quantidade de dados de 40 estudos científicos sobre os efeitos a longo prazo de trabalhos de caridade, revelando que as pessoas que se ofereceram como voluntários tiveram seu risco de morte reduzido em até 22%.

O estudo também revelou que o trabalho voluntário contribui com várias melhorias na saúde mental das pessoas. Aqueles que doaram seu tempo para ajudar os outros eram menos propensos a sofrer de depressão, além de que, tinham níveis mais elevados de satisfação com a vida e bem-estar.

Mas, apesar dos resultados, ainda não está claro para os cientistas sobre o que está por trás dos benefícios do voluntariado.

“Ainda não está claro se os fatores biológicos-culturais e os recursos sociais que são frequentemente associados com uma melhor saúde e sobrevivência estão também associados com a vontade do voluntário em primeiro lugar”, disse o líder do estudo Dr. Suzanne Richards, da Universidade de Exeter.

“Nossa revisão sistemática mostra que o voluntariado está associado com melhorias na saúde mental, mas é necessário mais trabalho para determinar se o voluntariado é realmente a causa.”

“O desafio agora é incentivar as pessoas das mais diversas origens a assumir o voluntariado, e então, mensurar se as melhorias surgem para eles.”

A Austrália, com 36% da população adulta contribuindo com algum tipo de caridade, parece ser uma das maiores nações para o voluntariado. Em comparação, a Europa conta com 22,2%, enquanto que nos Estados Unidos 27% doam seu tempo em trabalhos voluntários.

Os voluntários invariavelmente citam motivos, tais como “dar algo de volta” à sua comunidade ou apoiar uma organização que faz este tipo de ajuda. Outras razões inclui ganhar experiência de trabalho ou encontrar novos amigos.

Muito trabalho voluntário, no entanto, pode se tornar um fardo e criar outros problemas para os envolvidos. Por exemplo, os pesquisadores descobriram que, se o trabalho voluntariado não der nada de volta ao voluntário o seu efeito positivo é limitado ou negado. Copyright Press Association 2013.

Fonte: AgeUK