Video: Maguila e esposa falam sobre realidade do Alzheimer

0
605

O Alzheimer é uma evolução da chamada “demência pugilística”, doença degenerativa do sistema nervoso que afeta boxeadores

Nome importante do boxe brasileiro nas décadas de 80 e 90, Adilson Maguila Rodrigues passa por uma realidade mais difícil. Aos 55 anos, ele convive atualmente com os sintomas do Mal Alzheimer. Na tarde desta quarta-feira, o ex-pugilista da categoria dos pesados e sua esposa, Irani Pinheiro, falaram ao programa Mulheres, da TV Gazeta, sobre as limitações proporcionadas pela doença e comentaram sobre o filme que será feito da vida do ídolo.

Acompanhe o vídeo:

Entenda o que é demência pugilistica 

A demência pugilistica é comum em pacientes que sofrem traumas repetidos na cabeça e, por isso, atinge boxeadores, amadores ou profissionais, com trajetórias longas nos ringues. Os sintomas podem se desenvolver progressivamente no tempo médio de cerca de 12 a 16 anos após o início carreira de um atleta. Não existe uma regra, já que alguns ex-atletas têm menos propensão a desenvolver o mal.

Os principais sintomas são tremores, falta de coordenação e problemas com a fala. Pacientes diagnosticados com demência pugilistica também estão propensos a um comportamento marcado pela irritação.

Fonte: Gazeta Esportiva

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here