Alzheimer: a ABRAz possui grupos de apoio ao familiar-cuidador

3
617

A ABRAz é pioneira na assistência a familiares de pessoas com Doença de Alzheimer e outras demências. Há mais de 20 anos, a Associação oferece apoio e contribui para a superação de dificuldades enfrentadas desde o momento do diagnóstico até as etapas mais avançadas da doença. Muitos dos familiares que se beneficiam do trabalho oferecido tornam-se voluntários e multiplicadores dos conhecimentos e das experiências adquiridas.

O Grupo de Apoio é um espaço de encontro, aprendizagem e troca de experiências oferecido especialmente para familiares e cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer, no qual os participantes têm a oportunidade de refletir sobre a tarefa de cuidado sob novas perspectivas, ao encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o cotidiano modificado.

Dentre os benefícios para os CUIDADORES, os Grupos de Apoio oferecem:

  • Acesso a informações atualizadas sobre a doença e os tratamentos, aumentando a segurança de cuidado e a tomada de decisões.
  • Favorecimento da aceitação da nova situação, que envolve mudanças significativas na vida e na qualidade de vida dos envolvidos.
  • Investimento na qualidade de vida de todos os que participam do cuidado com o idoso com Doença de Alzheimer.
  • Desenvolvimento de um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas.
  • Favorecimento da interação com o idoso a partir de melhor compreensão das necessidades da pessoa com demência, seus sintomas e estratégias de manejo.

Os Grupos de Apoio da ABRAz são mediados por coordenadores voluntários selecionados e treinados e que devem respeitar as orientações, responsabilidades e treinamentos oferecidos. Os coordenadores podem ser um familiar-cuidador experiente ou um profissional da área da saúde. A maior parte dos Grupos tem frequência mensal.

Os Grupos de Apoio da ABRAz estão divididos segundo estes dois enfoques: Informativos e Apoio Social e Emocional.

Mais informação  acesse: http://abraz.org.br

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá . sou assistente social gostaria de participar desse grupo. E estou fazendo pós em saúde da família, gosto muito de trabalhar com esse público.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here