Identidade SP: Um logotipo para cada bairro de São Paulo

1
350

Um logotipo para cada bairro de São Paulo.

O designer gráfico Pedro Campos, criou o Identidade SP, um projeto para moradores, visitantes e apaixonados por São Paulo.

O conceito do projeto é a divulgação dos mais de 450 bairros da cidade por meio de logotipos inspirados em sua toponímia, locais de referência popular, história ou estórias que os acompanham.

E o processo criativo não para por ai! Muitos produtos estão sendo criados e divulgados em parceria com o São Paulo City, podendo ser adquiridos pelo site www.projetosaopaulocity.com.br que já disponibilizou camisetas femininas e masculinas e capas de smartphones de alguns bairros da cidade.

As quatro zonas regionais e o centro de São Paulo, proporcionam que os paulistanos desfrutem de incomparáveis recursos culturais e de lazer. A grandeza dos monumentos históricos, movimentos artísticos, parques e shoppings, establecimentos em funcionamento 24 horas por dia, gastronomia e restaurantes tão bons quanto os melhores do mundo, ruas de compras, belas construções, largas avenidas, dentre tantas outras coisas maravilhosas, tornam a cidade inclassificávelmente maravilhosa.

É esse conjunto de benefícios que o Identidade SP quer exaltar com as criações dos logotipos para cada bairro da cidade.

Acompanhe a criação de novos produtos e mais de 400 logotipos. Compartilhe!

LOGOPROJETO
Honraria simbólica entregue à personalidades ilustres ou à pessoas que realizaram coisas importantes para o progresso de uma cidade.

“O logotipo do projeto é uma representação da Chave da Cidade de São Paulo. Essa chave é uma honraria simbólica entregue à personalidades ilustres ou à pessoas que realizaram coisas importantes para o progresso de uma cidade. Atualmente, caiu em desuso, sendo substituída pelo Título de Cidadão Paulistano, que é outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. No corpo da chave forjada de aço, há de um lado, o Brasão de São Paulo e do outro, a data de fundação da cidade. O dente da chave é uma cruz, homenageando os jesuítas e o Padre José de Anchieta”, comenta o idealizador do projeto e designer gráfico, Pedro Campos.

Novos logotipos são criados e publicados toda a semana…

1544434_606524476079541_863062353_n
A intensa vida noturna do bairro é representada pelas taças e, três pequenas pedras complementam a identidade do bairro.

Itaim em tupi-guarani significa “pedra pequena”. “Bibi” era o apelido de Leopoldo Couto de Magalhães, antigo proprietário das terras que deram origem ao bairro. Para não haver confusão com o Itaim Paulista, o povo dizia “o Itaim do Bibi”, que de tão popular, tornou-se oficial. A intensa vida noturna do bairro é representada pelas taças e, três pequenas pedras complementam a identidade do bairro, relembrando a origem de seu nome.

10154460_640278632704125_47984281_n
O símbolo faz alusão a uma das mais famosas ruas da São Paulo antiga, a Rua dos Lavapés

Antigamente, na região, eram encontradas muitas árvores da espécie de mesmo nome e, provavelmente devido ao formato da fruta, parecida com um pote e muito utilizada na fabricação da cachaça, foi batizada desta forma. Além da representação da fruta no logotipo, temos a figura de duas pegadas. O símbolo faz alusão a uma das mais famosas ruas da São Paulo antiga, a Rua dos Lavapés, que nos tempos das chuvas, deixava o caminho repleto de lama. Os paulistanos, para poupar suas botas do barro e não sujar a igreja da vila, enfrentavam o trajeto descalços, lavavam seus pés no córrego do cambuci e terminavam o percurso até a capela.

1525672_609355682463087_1389464643_n
Em tupi-guarani, Pacaembu significa “arroio das pacas”.

Nada mais justo que representar o bairro pela sua principal referência, o Estádio Paulo Machado de Carvalho, o famoso Estádio do Pacaembu. Em tupi-guarani, Pacaembu significa “arroio das pacas”. Antigamente, encontrada em todo o Brasil, esta espécie de roedor, está representada junto a data de fundação do bairro.

Para saber mais sobre o Identidade SP acesse o site: www.identidadesp.com.br

Curta a página no facebook.com/identidadesp

Siga no instagram @identidadesp

 

1 COMENTÁRIO

  1. Meus sinceros agradecimentos ao Portal Amigo do Idoso pela divulgação da matéria do Identidade SP! É muito gratificante saber que empresas, entidades e pessoas que valorizam a arte e a cultura na cidade de São Paulo estão compartilhando esse projeto. Muito obrigado!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here