Síndrome da apneia obstrutiva do sono pode estar ligada diretamente a obesidade

0
873
Portrait Of Senior Angry Woman Awaken By Her Husband Snoring

A apneia do sono é um distúrbio do sono grave em que a respiração para e começa repetidamente.

Pessoas com a síndrome podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e 33% sofre de apneia do sono.

645c0f5b-e49c-4011-8a6b-624076a43627

“A principal causa é a obstrução do canal respiratório. Situações como obesidade, podem levar à apneia do sono por causar estreitamento da faringe e obstruir a passagem do ar”, alerta o cirurgião bucomaxilofacial Dr. José Flávio Torezan.

(19)Além da obesidade e sobrepeso, outros fatores que podem causar a apneia obstrutiva do sono  são: Circunferência do pescoço, Estreitamento das vias aéreas, Histórico familiar, Etnia, Álcool, Cigarro e Congestão nasal.

O tratamento para apneia do sono deve ser acompanhado de mudanças no estilo de vida do paciente.

“O objetivo principal do tratamento é manter as vias respiratórias abertas para que durante o sono a respiração não seja interrompida. Em alguns casos é indicado o uso de aparelhos odontológicos na boca durante a noite para manter a mandíbula posicionada mais para frente e impedir o bloqueio das vias aéreas e em outros casos a cirurgia é a melhor opção”, conclui Torezan.

Segundo o especialista, em casos mais graves é indicado a cirurgia maxilar, que melhora muito a qualidade de vida do paciente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here