Atividade física contribui para o aumento da longevidade

2
2913
Gym, Fitness, healthy lifestyle. Smiling people. Over white background

Trinta minutos de exercício diário ou parar de fumar têm benefícios idênticos para a saúde.

Praticar meia hora de exercício, de maneira intensa ou moderada, em termos de longevidade, é tão benéfico para os septuagenários como parar de fumar, segundo um estudo publicado sexta-feira.

“A atividade física praticada como lazer, seja de maneira moderada ou intensa, está fortemente associada a uma redução da mortalidade”, escreveram Ingar Holme e Sigmund Alfred Anderssen, dois investigadores noruegueses, responsáveis pela análise dos dados da saúde de homens com mais de 70 anos.

No quadro de um vasto estudo epidemiológico norueguês, 16 mil homens (nascidos entre 1923 e 1932) foram examinados e questionados em 1972 e 1973 e novamente em 2000, com um seguimento médico até 2011.

O nível de atividade física dos participantes foi tomado em conta tanto do ponto de vista da duração semanal (foi perguntado se não faziam actividade, se faziam mas menos de uma hora, se durava uma a duas horas e mais de três horas semanais), como da intensidade do desporto praticado (intensidade ligeira, média ou muito forte).

Praticar, mensalmente, três horas de exercício por semana está associado a uma “esperança de vida prolongada até cinco anos”. A prática, seja de que intensidade ou categoria for, “reduz o risco de mortalidade [dos participantes], em média até 40%”, comparados com os septuagenários sedentários, revela o estudo publicado na revista britância British Journal of Sports Medicine.

“Uma atividade física contínua é tão benéfico como parar de fumar para reduzir a mortalidade”, sublinham os dois autores, especialistas em medicina desportiva da faculdade de ciências do desporto de Oslo.

O fato de praticar longa e regularmente desporto (mais de três horas por semana) é “poderosamente” benéfico em termos de longevidade, independentemente da intensidade da atividade praticada, dizem os autores.

Este estudo não é o primeiro a realçar as ligações entre a atividade física e a longevidade. Segundo um estudo australiano publicado em Abril, na revista americana JAMA Internal Medicine, as pessoas com mais de 45 anos praticantes de exercício físico regular tinham, em média, menos 13% de risco de morrer de maneira prematura.

Fonte: Publico

2 COMENTÁRIOS

  1. A prática de atividade física é muito importante e acarreta vários benefícios para o idoso, porem deve se tomar alguns cuidados, é essencial que se realizem um check-up periodicamente, para prevenir doenças e complicações que podem ocorrer com o passar do tempo, usar roupas e calçados adequados e evitar pisos muitos irregulares, nunca saia para praticar seu esporte sozinho. Obedeça seus limites e bom esporte !!!

    Estamos ao seu lado sempre que precisar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here