A audição, suas deficiências e como agir diante delas.

2
625

Você sabia que o ouvido humano é um órgão altamente sensível que nos capacita a perceber e interpretar ondas sonoras em uma ampla gama de frequências de 20 à 20.000 Hz?

O ouvido tem um papel importante na comunicação e no equilíbrio do corpo e constitui-se de três partes principais:

O ouvido desenvolve duas funções importantes: a da audição e a do equilíbrio

 Orelha Externa: responsável por captar os sons vindos do ambiente;

 Orelha Média: onde se encontram os menores ossos do corpo humano que estão ligados à membrana timpânica;

 Orelha Interna: aonde as informações que afetam o equilíbrio são processadas, assim como o som que também é transmitido para o cérebro, responsável por interpretar a audição.

A deficiência auditiva é a perda parcial ou total da audição. São inúmeras as causas da perda de audição, incluindo exposição prolongada a ruídos intensos, infecções, envelhecimento, genética entre outras causas que incluem defeitos de nascença, reações a medicamentos e diabetes.

“A perda auditiva é a falta de habilidade em perceber ou interpretar o som e pode variar desde a dificuldade em ouvir sons suaves ou entender a fala até a completa surdez”, informa Thais Gomes, fonoaudióloga do Centro Auditivo Essenciale.

Os sintomas são muito característicos tais como dificuldade para escutar a televisão e telefone, dificuldade para entender conversas em reuniões familiares e de trabalho, além de outras situações rotineiras.

Veja tambem: Fonoaudiologia e Envelhecimento

Comumente as pessoas portadoras de perda auditiva, desenvolvem formas para tentar ouvir melhor em situações difíceis, desde pedir aos outros que repitam as falas, aumentar o volume da TV e chegam até a evitar reuniões sociais ou fingem entender a mensagem recebida.

“No mundo atual, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que pelo menos 800 milhões de pessoas sofram com a perda auditiva” alerta Thais.

Caso a perda auditiva identificada seja compatível com o uso de aparelhos auditivos, estes podem trazer inúmeros benefícios para sua audição, para a comunicação interpessoal, participação social, percepção do funcionamento mental e até mesmo em sua estabilidade emocional.

Sempre que observar qualquer possível alteração na sua audição, ou suspeitar de perda auditiva, procure um fonoaudiólogo!

Thais Gomes

fono.perdizes@centroessenciale.com.br

Tel. (11) 3868-2280

logo-essenciale

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu companheiro tem perda significativa de audição. O médico de família de nosso bairro, prometeu um aparelho auditivo, e até hoje nada, (a mais de cinco anos). Exames todos perdidos pelo tempo. Gostaria de saber se existe algum lugar que possamos recorrer. Hoje ele está com 71 anos. Quem poder ajudar. Somos de Niterói. Obrigada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here