Manual para cuidadores de idosos: Orientações para um cuidado mais humanizado

0
989

Manual traz importantes orientações para um cuidado mais humanizado ao idoso em Instituições de Longa Permanência

Depois da instituição familiar, a Instituição de Longa Permanência é o ambiente mais comum para a realização de cuidados a pessoa idosa e os profissionais que compõem a equipe de cuidado precisam estar preparados não só a nível de conhecimento técnico, pois o exercício desta atividade envolve interações muito mais complexas ao considerarmos os fatores emocionais, psicológicos e sociais que estão envolvidos nas relações entre profissional x idoso/ cuidador x idoso.

O Manual para cuidadores de idosos: orientações para um cuidado humanizado foi elaborado pela psicóloga Me. Jeisiane Lima Brito e pela Prof.ª Dr.ª Celina Maria Colino Magalhães com base em pesquisa realizada com cuidadores de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do Estado do Pará, na qual foram identificadas práticas de cuidado positivas, negativas e neutras.

O manual foi elaborado com o objetivo de trabalhar as práticas negativas encontradas de modo muito frequente não só no ambiente pesquisado, mas em outros locais também voltados a área de cuidado ao idoso, como por exemplo, tratar o idoso como criança, estimular a dependência fazendo tudo pelo familiar mais velho, entre outras formas de cuidar que ao invés de ajudar prejudicam a capacidade funcional e a qualidade de vida da pessoa mais longeva.

O acesso ao material poderá ser realizado através do link abaixo.

manual para cuidadores

Manual para cuidadores de idosos: Orientações para um cuidado mais humanizado

Espero que aproveitem e divirtam-se conhecendo um pouco mais sobre esse universo ainda em processo de descobrimento que é a gerontologia!

Ao final do manual vocês poderão realizar algumas atividades como: caça-palavras, jogo dos sete erros etc. Boa leitura!

Jeisiane Lima Brito é Psicóloga, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará – UFPA. Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Especialista em Saúde do Idoso (HUJBB/ UFPA) e em Psicologia Clínica – Terapia Analítico Comportamental (CESUPA). Tem experiência no atendimento ao idoso e domínio em temas sobre Desenvolvimento e Envelhecimento Humano.
e-mail: jeisiane_lima@hotmail.com

Celina Maria Colino Magalhães é Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo em 1995. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará, ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e Vice coordenadora do Grupo de Trabalho Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP. Ministra disciplinas na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Citação: Brito, J. L. & Magalhães, C. M. C. (2015). Manual para cuidadores de idosos: Orientações para um cuidado mais humanizado. Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here