São Paulo recebe mutirão de conscientização sobre neuropatia

0
508
A campanha tem por objetivo alertar a população sobre a importância da detecção precoce de lesões nos nervos alertando sobre os sintomas dormência, tique e formigamento

 Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro (quarta e quinta-feira), das 8h às 18h, será realizado na estação Ana Rosa do Metrô, em São Paulo, um mutirão gratuito para conscientizar a população sobre a importância da detecção e diagnóstico precoces da neuropatia, doença caracterizada por lesões nos nervos.

A ação, promovida pela Merck, empresa alemã líder em ciência em tecnologia, em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), faz parte da campanha “Escute seus nervos” (www.escuteseusnervos.com.br – que estará no ar a partir de 22 de agosto).

“A campanha alerta sobre os primeiros sinais e sintomas da neuropatia por meio de personagens mímicos que representam três sintomas-chave da doença: dormência, tique e formigamento. Quem for ao local receberá orientação gratuita de médicos voluntários da ABN que irão informar os pacientes e tirar dúvidas sobre a doença”, explica Aline Anschau, gerente de produto da divisão Consumer Health.

Juliana Guedes, gerente médica da divisão Consumer Health da Merck, alerta:

“Nem todos têm a clareza da importância de cuidar dos nervos, e acabam ignorando os sinais da neuropatia. Mas quando os incômodos são negligenciados por tempo demais – chegando a 50% ou mais do tecido nervoso danificado – a neuropatia pode levar a danos irreversíveis. Por meio da conscientização sobre a doença, queremos ajudar milhões de pessoas que não têm conhecimento sobre os importantes sinais da neuropatia, incentivando que busquem ajuda médica. Queremos que aqueles que são afetados reconheçam esses sintomas e ajudem outros a detectá-los, sem demora”.  

Sobre a neuropatia
A neuropatia é uma desordem (doença) que afeta os nervos, prejudicando suas funções. Trata-se de uma condição comum, porém pouco conhecida. Dentre as causas estão a deficiência nutricional, mas também pode ocorrer sem um motivo identificado – esta é, então, referida como idiopática, ou “de nenhuma causa conhecida”.

Já a neuropatia periférica ocorre quando há lesão no sistema nervoso periférico, como nos nervos dos braços e das pernas. Cerca de 2% da população geral é acometida por neuropatia periférica, mas a prevalência chega a ser maior que 60% em diabéticos, maior que 50% em idosos e entre 25% e 66% em alcoólatras, por exemplo.

“O sistema nervoso nos permite perceber, compreender e responder o mundo ao nosso redor. Ele coordena ações voluntárias como caminhar e ações involuntárias como a respiração e deglutição. Seu papel é vital para praticamente todas as funções de nosso organismo, e por isso queremos que a população entenda a importância de estar atento aos sinais que o corpo dá e cuidar de seus nervos procurando ajuda de um especialista” , explica Dr Ronaldo Herrera, Neurologista Especialista em Neurofisiologia e Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

Causas e fatores de risco

Diabetes

Genética (familiar sofre de neuropatia)

Idade avançada

Toxinas ambientais (tabagismo)

Alcoolismo

Deficiências nutricionais causadas por dietas restritivas ou dietas vegetarianas/veganas

Efeitos colaterais de certos medicamentos

Câncer

Sintomas

Sensibilidade ao toque, toque doloroso ou senso de toque reduzido

Alfinetadas/agulhadas

Sensação de ardor/dor de queimadura

Diminuição da habilidade de sentir dor

Perda de sensibilidade e dormência

Tontura/marcha instável

Fadiga muscular

Câimbras musculares

Formigamento e tiques

Dor aguda

Dificuldades para caminhar/subir escadas

Frequência cardíaca aumentada

Disfunção da bexiga

SERVIÇO

Mutirão ‘Escute seus nervos’

Data: 31 de agosto e 01 de setembro Horário de atendimento: das 8h às 18h

Local: Estande Merck próximo às catracas da Estação do metrô Ana Rosa – São Paulo

Site da campanha: www.escuteseusnervos.com.br – que estará no ar a partir de 22 de agosto

Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=H4qzMO_VAd8&feature=youtu.be

Disclaimer A ação “ESCUTE SEUS NERVOS” patrocinada pela Merck S.A., com apoio da Associação Brasileira de Neurologia (ABN), tem caráter meramente informativo sobre a neuropatia e seus sintomas, não substituindo, de forma alguma, a consulta médica e/ou a realização de exames para o diagnóstico de qualquer doença.

Sobre o Grupo Merck
A Merck é uma empresa de ciência e tecnologia líder nos setores de Cuidados com a Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 50 mil funcionários trabalham para desenvolver tecnologias que melhorem e aumentem a vida – de terapias com biofarmacêuticos para tratar o câncer ou esclerose múltipla, sistemas de ponta para a pesquisa científica e de produção, a cristais líquidos para smartphones e televisores LCD. Em 2015, a Merck obteve faturamento de € 12.8 bilhões em 66 países.
Fundada em 1688, a Merck é a empresa farmacêutica e química mais antiga do mundo. A família fundadora continua a ser a acionista majoritária do grupo de empresas de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca da Merck em todo o mundo, exceto no Canadá e nos Estados Unidos, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, EMD Millipore e EMD Performance Materials. Para saber mais, acesse www.merck.com.br

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here