SAIBA POR QUE 70% DOS CASOS DE CÂNCER OCORREM DURANTE A TERCEIRA IDADE

0
439

Mais do que o envelhecimento das células, maus hábitos como o cigarro estão entre os principais fatores de risco

De todos os casos de câncer no mundo, 70% deles acontecem depois dos 60 anos. O envelhecimento celular e a diminuição da capacidade das células de se recuperar fazem com que o organismo dos idosos ser mais suscetível aos tumores.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um a cada quatro homens entre os 60 e 79 anos têm ou vão desenvolver algum tipo de câncer. O percentual de mulheres nessa faixa etária que podem sofrer com a doença é ainda mais alto: uma a cada três mulheres.

Em 2030, quando, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país terá mais idosos do que crianças e jovens, a mortalidade por câncer terá crescido 45%, conforme previsão da própria ONU.

– A exposição a agentes cancerígenos é o que faz esse número ser tão alto. Só uma grande transformação no estilo de vida pode mudar esse panorama. Sol, cigarro, sedentarismo e má alimentação são os principais fatores de risco – aponta Manuela Zereu, oncologista clínica do Hospital Santa Casa de Porto Alegre.

Entre a terceira idade, os tumores malignos no pulmão, na próstata, na mama e no intestino são os mais frequentes.

– O cigarro pode influenciar no surgimento do câncer em todos esses órgãos e não apenas no pulmão – explica Manuela. Ainda assim, 90% dos casos de câncer no pulmão decorrem do tabagismo.

Para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quem tem mais de 65 anos é 11 vezes mais propenso a desenvolver uma doença cancerígena do que pessoas com idade inferior. A organização alerta para o crescimento, nessa faixa etária, de câncer de estômago, pâncreas e linfoma não-Hodgkin.

Há estudos que mostram que 40% dos tumores são passíveis de prevenção. A fórmula atividade física regular e alimentação saudável poderia diminuir consideravelmente os números de tumores malignos na terceira idade.

– Os hábitos saudáveis protegem as pessoas porque podem contribuíram para que o processe de envelhecimento celular aconteça de forma mais lenta – explica a oncologista.

Fonte: Zero Hora

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here