8 opções saudáveis de lazer para idosos

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Chegar à terceira idade não significa ter que se isolar do mundo e deixar de viver muitas aventuras por conta da idade. Pelo contrário, essa á uma idade para se aproveitar a liberdade de viver tudo o que não pode antes.

Muitas pessoas quando chegam na melhor idade, aproveitam para fazer atividades inusitadas, como pular de paraquedas ou fazer mergulho nas águas profundas dos oceanos

E é justamente isso que queremos mostrar para você, ou seja, que sua idade não determine o que você deve fazer. Existe uma série de atividades saudáveis que você não sabia ou nem imaginava que são comuns com pessoas dessa faixa etária. Veja abaixo as atividades saudáveis de lazer para você aproveitar com muita alegria!

Lista de opções saudáveis de lazer para a terceira idade

Está idoso? Então, aproveite a vida ao máximo, incluindo atividades saudáveis, como:

  1. Cruzeiro

Muitas pessoas que atingiram a terceira idade garantem que não há nada melhor do que fazer um belo cruzeiro e conhecer lugares encantadores, além de se divertir com as atividades oferecidas em alto mar. Você pode ter momentos incríveis em família ou até mesmo se decidir embarcar sozinho, pois é um lugar maravilhoso para fazer amizades e conhecer gente nova.

  1. Grupos de leitura

Se você é uma pessoa apaixonada pela literatura e que ama livros, saiba que não há idade para se jogar de corpo e alma em um grupo de leitura e discutir sobre alguns livros. Leia com o pessoal e interaja com pessoas da sua idade ou até mesmo com jovens. Você também pode dedicar o seu tempo livre para ler sozinho ou junto de alguém especial. Isso pode ser um passatempo muito bom e que irá lhe trazer paz e mexer com a sua imaginação! 

  1. Cinema e programas culturais

Pode ter a certeza de que na sua cidade você irá encontrar muitos programas culturais para lhe entreter. Assistir um filme no cinema, ir à shows culturais que chamem a sua atenção, participar de oficinas de costura, carpintaria, crochê, teatro, contador de história e outras oficinas culturais que você pode até mesmo encontrar gratuitamente, vão te fazer muito bem.

  1. Aulas de dança

Não é preciso estar na flor da idade para prestigiar e praticar algum tipo de dança. Dança de salão, zumba, forró e até mesmo dança do ventre pode ser feita por pessoas já de mais idade que querem ter uma vida mais saudável e se divertir mexendo o “esqueleto”. Claro que você deve fazer tudo de acordo com os limites do seu corpo para não ter lesões e ter que abandonar a atividade.

  1. Atividades físicas e academia

Quem está na terceira idade deve considerar frequentar uma academia e fazer atividades físicas. Existem muitas academias que atendem a terceira idade, propondo atividades especialmente para esse grupo. Isso traz benefícios para o corpo e a mente, além de não agredir a musculatura. Aeróbica, ginástica, pilates, hidroginástica e outras atividades dedicadas à terceira idade também são muito recomendadas por ser saudável!

  1. Grupos de viagens

São muitos os grupos de viagem focados na terceira idade e você pode se surpreender com os destinos e roteiros – veja excelentes roteiros em Família Eventos e Turismo. E você escolhe a opção que mais lhe atrai, seja em uma viagem nacional ou internacional. Aproveite para explorar novos lugares, saborear novos pratos, fazer amizades e conhecer outras culturas. As viagens fazem muito bem para a saúde geral do nosso corpo, principalmente para a mente.

  1. Jogos

Sim, os jogos não podem ficar de fora da lista e os netos podem aproveitar para passar mais seu tempo com os avós, jogando. Através dessas brincadeiras é possível estimular a mente, diagnosticar problemas de saúde, trabalhar a integração social, se divertir e ainda ter momentos felizes para recordar. Entre as opções, estão: sudoku, xadrex, dominó, bingo, jogos de cartas, palavras-cruzadas e quebra-cabeça, além de jogos de vídeo-game.

  1. Cursos

Para pessoas mais jovens, ouvir falar em “cursos” já soa como obrigação e algo cansativo. Porém, para a terceira idade é diferente, já que se pode treinar o cérebro e obter uma série de benefícios. Entre as opções, esse público está se identificando com teatro, inglês, espanhol, pintura, costura, bordado, música e diferentes oficinas. Por tantas vantagens que os cursos oferecem, esta é uma opção listada aqui como lazer.

Não se esqueça de consultar um especialista do seu convênio médico, caso tenha um, para que ele possa passar as recomendações exatas, antes de iniciar qualquer uma atividade. Se não tiver, marque uma consulta no posto de saúde mais próximo.

Assim, você aproveita muito mais os benefícios que elas oferecem, como:

  • Ficar livre da depressão.
  • Diminuir a solidão.
  • Ter maior integração social.
  • Melhorar a coordenação motora.
  • Melhorar a memória.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site PlanodeSaude.net.

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