8 benefícios da relação entre avós e netos

0
115

Você sabia que idosos que têm contato com seus netos, tendem a ter uma vida mais saudável? Conheça aqui alguns dos benefícios da relação entre avos e netos!

Considerando que avós oferecem amor em dobro, afirmação popular e verdadeira, é importante que os pais permitam um convívio maior dos seus filhos com os vovôs e vovós.

Dizem que ser avô e avó é poder amar pela segunda vez, mas agora, de forma mais tranquila e aproveitando a segunda oportunidade para participar da vida de uma criança, que é mais que um filho, afinal, é filho do filho.

Benefícios da relação entre avós e netos

Os avós podem “estragar” (mimar) os netos, afinal, a fase de educar uma criança já passou. Agora, eles se sentem prontos para desfrutar a presença de uma criança, sem ter obrigações com a sua educação.

E isso surte efeito positivo tanto para as crianças quanto para seu avô/avó e, no geral, todos saem ganhando. Mas quais os benefícios da relação entre avós e netos? Veja alguns!

  1. Benefícios para os avós

Amor sem medidas

Sim, os pais amam seus filhos, mas com as árduas tarefas relacionadas a criação e formação de caráter dos pequenos, não gozam do tempo que os avós têm para brincar e dar 100% atenção a eles. Então, quando os netos nascem, eles encontram nova oportunidade de curtir cada instante com uma criança, aproveitando cada momento juntos para dar amor e carinho sem medidas.

Atualização

Pode soar estranho, mas todos devemos concordar que os netos fazem parte de uma geração totalmente diferente da realidade dos avós. Assim como os idosos têm muito a ensinar sobre a vida aos netos, com suas experiências, os netos também podem ensinar os avós, atualizando-os sobre a era digital.

Mais energia

Quem não concorda que é preciso ter muita energia para ficar ao lado dos netos? As crianças, naturalmente, estimulam os avós a se movimentarem mais, brincar, passear e fazer coisas que já tinham deixado no passado, tudo de forma positiva.

Depressão

Poder visitar sempre os netos, faz com que os idosos sorriam mais. Independente da idade das crianças, os netos alegram a vida dos avós e os ajuda a remeter lembranças positivas do passado, contribuindo com a saúde do idoso em diferentes aspectos.

  1. Benefícios para os netos

Proteção

As crianças se sentem protegidas ao estar com os avós. São muitas as fases na vida dos netos e os vovôs e vovós podem ajudar muito em cada uma delas. Por tamanha experiência sobre a vida, os pequenos aceitam mais essas transformações quando podem contar com o carinho e atenção dos avós e isso faz com que eles se sintam mais protegidos.

Cumplicidade

Os avós não precisam ficar cobrando os netos sobre suas obrigações e isso faz com que as crianças se sintam mais à vontade estando com eles. Sucessivamente, acabam por se abrir mais com os avós.

Respeito

A começar pelo respeito aos mais velhos, afinal, quando as crianças convivem com seus avós, fortalecem o amor e respeito a eles e, tão logo, a todas as outras pessoas mais velhas, já que conhece bem suas limitações e diferenças.

Vínculos familiares

Os avós amam incondicionalmente os netos e já que não têm a obrigação da maternidade/paternidade, esse amor contribui muito com os pequenos, que desenvolvem melhor o lado afetivo e a formação de personalidade.

E não são apenas os avós e netos que ganham com essa relação, pois os pais também usufruem muitos benefícios. Afinal, se seus pais e filhos estão bem, com certeza a geração “do meio” vai ficar também.

Por: Andréia Silveira do site PlanodeSaudeNota10.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here