Para envelhecer bem e ao lado de quem se ama

0
825
Avance centro dia-envelhecer bem e ao lado de quem se ama

Para envelhecer bem, bairro do Botafogo-RJ ganha um centro de convivência para acolher, cuidar e promover o convívio e a sociabilidade dos idosos durante o dia

A partir de 12/02, em Botafogo, estará aberto espaço que inova ao adotar o conceito de Centro-Dia, previsto na Política Nacional do Idoso, para acolher pessoas próximas aos 60 anos que necessitam de cuidados durante o dia e que voltam para suas casas à noite

Um centro de convivência para acolher, cuidar e promover o convívio e a sociabilidade dos idosos durante o dia, enquanto seus familiares desempenham as tarefas diárias. Essa é a proposta do Avance Centro-dia (www.avancecentrodia.com.br), que estará com as portas abertas a partir de 12/02, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro é o estado com maior parcela da população idosa do Brasil

Os maiores objetivos do espaço são: promover um envelhecimento digno, com uma rotina mais alegre e dinâmica entre pessoas com idades próximas; e manter os vínculos sociais e familiares do idoso, já que todos voltam para suas casas à noite; e colaborar com a melhoria nos aspectos fonoaudiológicos de deglutição, fala e linguagem.

Veja também: Ômega 3 e seus benefícios para a saúde

O Avance tem ainda mais importância quando se sabe que o Rio de Janeiro é o estado com maior parcela da população idosa do Brasil, com 18,7% do total dos moradores em 2016. Em todo o país, a taxa é de 14,4%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE.

Rotina mais alegre  e dinamica

Idealizado pela especialista em Saúde do Idoso, fonoaudióloga e gerontóloga Carolina Ruiz, a casa onde vai funcionar o Avance Centro-dia, das 8h às 18h, foi totalmente adaptada para as necessidades de pessoas da terceira idade, e vai funcionar na Rua Álvares Bogerth, em Botafogo.

CAROLINA RUIZ
Fonoaudióloga e Gerontóloga,
Coordenadora da Avance Centro-Dia para Idosos Ltda.,
Responsável Técnica da Avance Fonoaudiologia Ltda.,
Profissional associada à ABG – Associação Brasileira de Gerontologia

O rol de atividades disponíveis para os idosos, já a partir do dia 12/02, inclui exercícios para a memória e para os sistemas cognitivo e motor fino, além de sessões de alongamento, aulas de artesanato, culinária, canto, teatro, jardinagem/ horta, tecnologia, pintura, desenho e, também, jogos recreativos e “dia da beleza”.

Cinema, baile e sarau fazem parte da programação sociocultural da casa, que prevê, ainda, saídas em grupos para passeios, para quem tiver interesse

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here