Avance Centro-Dia para Idosos promove palestra sobre Perdas e lutos ao longo da vida

0
602

Avance Centro-Dia para Idosos, no Rio de Janeiro, promove encontro gratuito sobre Perdas e lutos ao longo da vida. Como lidar? 

“É na velhice que se vivenciam com mais força as perdas. À medida que a expectativa de vida aumenta, a necessidade de encarar lutos cresce também”.  Para a coordenadora de Psicologia do Hospital Pró-Cardíaco, Natalia Telles, a sociedade transforma em tabus assuntos como tristezas, perdas e limitações.

A psicóloga conduz no próximo dia 28/5, terça-feira, às 14h, encontro gratuito na Avance Centro-Dia para Idosos (www.avancecentrodia.com.br) sobre Perdas e lutos ao longo da vida. Como lidar?, seguindo a proposta da Casa – inaugurada este ano em Botafogo pela especialista em Saúde do Idoso, fonoaudióloga e gerontóloga Carolina Ruiz – de contribuir para a discussão de questões inadiáveis para a sociedade.

Natalia falará sobre o luto como processo natural em que o sujeito vivencia a partir de uma perda de um elo significativo em sua vida, seja uma pessoa amada, um objeto, animal, valor, emprego.

– Em algum momento da vida, passaremos por esse processo que nos exigirá a presença e compreensão de nossos familiares e amigos, além da necessidade de reconstrução de valores/sentidos, mudanças de hábitos de vida e de perspectiva. Cada um terá mecanismos psíquicos individuais para lidar com esta fase, adianta Natalia.

Palestra acontece dia 28/5, às 14h,em Botafogo, com a psicóloga Natália Telles, do Pró-Cardíaco.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo (21) 97176-2727. Endereço: Rua Álvares Borgerth, 27 – Botafogo.

Veja também: De luto pela morte de um cônjuge. E agora?

SOBRE A AVANCE CENTRO-DIA PARA IDOSOS

A Avance Centro-Dia para Idosos é um lugar de convivência para acolher, cuidar (com equipe multidisciplinar) e promover a sociabilidade dos idosos durante o dia, enquanto seus familiares desempenham as tarefas diárias.

Os maiores objetivos da Avance – que adota o conceito de Centro-Dia previsto na Política Nacional do Idoso – são proporcionar um envelhecimento digno, com uma rotina mais alegre e dinâmica entre pessoas com idades próximas, mantendo os vínculos sociais e familiares do idoso, já que todos voltam para suas casas à noite.

A Casa tem planos diversificados de permanência (integral; parcial ; day use; e nas oficinas avulsas).

Entre as Oficinas, especialistas direcionadas para o público idoso, estão: Arterapia,  Canto em grupo, Celular e internet: passo a passo para a terceira idade, Conversas do coração: dividindo suas emoções,  Corpo Ativo: fisioterapia e alongamento para o dia a dia, Dança e ritmo em grupo, Ginástica do cérebro: estimulação cognitiva e memória, Leitura compartilhada & Contação de histórias, e  Roda da Experiência, Dia da Beleza, Cine Debate, jogos e bingo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here