Conheça os diferentes tipos de colchão e saiba qual o mais indicado para idosos

0
288
os diferentes tipos de colchão

A importância da escolha de um colchão adequado na hora da aquisição é de grande relevância para proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos.

Para os idosos, existem alguns fatores que precisam ser considerados e que podem proporcionar maior qualidade de vida na hora de escolher um colchão, mesmo que você ainda não tenha o conhecimento necessário a respeito disso.

Existem pessoas que podem até pensar que o colchão é algo comum e de pouca importância mas, na verdade, ele possui uma grande relevância na nossa vida, uma vez que a coluna e também as articulações podem sofrer influência se o corpo passa muito tempo em um colchão de má qualidade.

As pessoas que precisam de um colchão novo ou ainda, se desejam saber se o colchão que possuem é o modelo correto, podem conferir na lista abaixo os diferentes tipos de colchão e ainda, qual dos modelos disponíveis no mercado pode ser o melhor e mais indicado para os idosos.

Os diferentes tipos de colchão que você encontra atualmente

Nos dias de hoje, existem diferentes tipos de colchão e cada um com características bem específicas que podem proporcionar maior conforto e tranquilidade no momento de descanso.

Os principais tipos de colchão atualmente são o colchão de elástico, mola, molas ensacadas, pillow e ainda outros que podem ser indicados para causas diferentes.

Peso e altura

O peso e a altura da pessoa também devem ser levados em consideração no momento de selecionar o colchão mais apropriado para um idoso. Isso é de grande importância, pois além do valor que deverá ser investido, o colchão tem uma duração, em alguns casos, superior a dez anos.

 

Limpeza e manutenção

Uma vez ao ano, é importante solicitar uma lavagem de colchão através de uma empresa especializada, que irá utilizar produtos específicos para uma limpeza mais pesada. A Flash Lavanderia no Rio de Janeiro é especializada neste tipo de serviço. Para conhecer a empresa clique aqui.

E para uma correta manutenção do colchão, não deixe de fazer uma limpeza de colchão frequentemente, trocando as roupas de cama e deixando o sol bater por algumas horas para evitar o surgimento de fungos e ácaros.

Modelos de colchão

Ortopédico

Idosos que possuem problemas na coluna podendo ser hérnia de disco, lordose, escoliose e dores nas costas, além de outros incômodos que podem ser causados pelo nervo ciático, devem optar pelo colchão ortopédico.

Essa modalidade de colchão é a mais indicada, especialmente pelo seu formato que consegue proporcionar maior relaxamento para o corpo e também, diminuir a pressão durante a noite, distribuindo corretamente o peso do corpo de uma pessoa.

Pneumático

Por sua vez, o colchão pneumático pode ser indicado para os idosos que já estão acamados ou mesmo imobilizados e por conta disso, acabam ficando muito tempo em uma mesma posição.

No caso de idosos que enfrentam essa situação, a circulação sanguínea pode acabar sendo prejudicada, o que ocasiona outros problemas de saúde.

Portanto, os colchões pneumáticos são excelentes opções, uma vez que proporcionam a circulação adequada do sangue com massagens de baixa intensidade que podem ser reguladas por um compressor de ar através de um controle remoto.

Casca ou caixa de ovo

Esse formato de colchão também pode ser indicado para os idosos, pois os buraquinhos presentes na espuma conseguem permitir que a pele da pessoa respire com mais facilidade e ainda, as ondulações ajudam a amenizar a criação de zonas de pressão sob a pele.

Cuidados no momento de escolher um colchão para idosos

Para muitos casais e adolescentes, as camas mais altas são os melhores modelos além de serem lindos e trazerem um visual incrível para o ambiente, no entanto, quando pensamos nos idosos é preciso ter alguns cuidados especiais.

O primeiro ponto que deve ser avaliado é o tamanho da cama. Infelizmente, é comum que idosos caiam da cama ao se deitar ou levantar devido a falta de equilíbrio e como a fragilidade dos ossos é maior com o avanço da idade, as camas mais baixas são as mais indicadas.

Com cerca de 45 a 65 centímetros do chão, essa é a distância ideal para os velhinhos conseguirem se levantar e deitar na cama, sem que aconteça nenhum acidente.

Independente de qual seja a doença ou problema de saúde, existe o colchão mais indicado para a pessoa idosa, que irá ajudar a aliviar os desconfortos.

Mas para isso, é sempre importante conversar com o médico que está acompanhando a pessoa e se possível, com um especialista em colchões para assim, adquirir o melhor produto para cada caso.

Fonte: casaderepousoemfamilia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here