Nossos pais envelheceram, e agora?

0
801

Este será o primeiro de três encontros mensais deste ciclo, que continua em outubro e novembro, sempre aos sábados pela manhã

Relacionamentos intergeracionais, relações que deságuam na justiça por falta de comunicação e medidas judiciais para proteção dos filhos e dos pais idosos integram o primeiro encontro do Ciclo Conversas de Família na Avance Centro-Dia 60+, sábado, dia 7/09, com entrada franca

Três advogadas e mediadoras da área de família com experiência técnica e humana no trato com os clientes idosos e com os próprios pais idosos.

Um espaço que tem como principais propostas o convívio e a socialização dos mais velhos e a manutenção dos laços familiares. A combinação não poderia ser melhor.

No dia 7/09, sábado, às 10h, a Avance Centro-Dia 60+ convida Claudia Amaral, Marcia Quaresma e Rosane Albuquerque, do projeto Conversas de Família, para um debate rico, transparente e objetivo sobre os assuntos que envolvem a realidade do envelhecimento.

Da esquerda para a direita: Claudia Amaral, Márcia Quaresma e Rosane Albuquerque.

Este será o primeiro de três encontros mensais deste ciclo, que continua em outubro e novembro, sempre aos sábados pela manhã (ver programação abaixo). A ENTRADA É FRANCA.

Np dia 7/09, dentro do grande tema “A família e o idoso”, o Conversas de Família vai abordar “Nossos pais envelheceram, e agora?;  “Quando os filhos também são idosos”; e “Os idosos que não têm filhos”.

Veja também: A difícil tarefa de sermos pais dos nossos pais

“Será uma boa conversa inspirada em histórias de vida. Também passearemos pelas relações familiares que deságuam na justiça devido à ausência de uma comunicação eficiente (alguém ouvir o que o outro fala). Nossa expectativa é continuar fomentando a discussão sobre o tema envelhecimento, buscando soluções que valorizem e melhorem a qualidade de vida do idoso”, afirmam Claudia, Marcia e Rosane.

Para Carolina Ruiz, especialista em Saúde do Idoso, fonoaudióloga, gerontóloga e diretora da Avance, “associar o olhar do profissional de saúde à prática da mediação e ao olhar justo e sensível dessas três mulheres será uma oportunidade especial de ampliar o conhecimento de todos, principalmente dos idosos e familiares que estiverem presentes”. “Ao longo de quase 20 anos trabalhando com a terceira idade, pude vivenciar várias questões que permeiam o dia a dia profissional e pessoal da Rosane, da Claudia e da Marcia. Nossas experiências confluíram”, comemora.

SERVIÇO

A FAMÍLIA E O IDOSO
1º encontro do Ciclo Conversas de Família na Avance Centro-Dia 60+
Dia: 
7 de setembro

Hora: 10h
Local: Avance Centro-Dia 60+ – Rua Álvares Borgerth, 27, em Botafogo.

  • Nossos pais envelheceram, e agora?
  • Quando os filhos também são idosos
  • Os idosos que não têm filhos

PROGRAMAÇÃO DO CICLO7 de setembro – A FAMÍLIA E O IDOSO  

  • Nossos pais envelheceram, e agora?
  • Quando os filhos também são idosos
  • Os idosos que não têm filhos         

5 de outubro – A SAÚDE DO IDOSO

  • A saúde física – as novas ofertas de cuidado
  • A saúde emocional – as alternativas legais para o bem-estar e prevenção de eventos futuros (testamento vital e a tomada de decisão apoiada)
  • A saúde espiritual – a fé e a longevidade

9 de novembro – O PATRIMÔNIO DO IDOSO

  •  O golpe do baú
  • A majoração e onerosidade excessiva do plano de saúde do idoso
  • O testamento e a partilha de bens

 O Conversas de Família é:

ROSANE ALBUQUERQUE, advogada e mediadora, especializada em relacionamentos familiares, idoso e envelhecimento, é alguém que sempre se preocupou em viver uma vida interessante na idade madura.

CLAUDIA AMARAL, carioca, desistiu da carreira de atleta pensando na sua velhice, tornou-se advogada, mediadora de conflitos, e até hoje, aos 55 anos ainda aprende a viver com fôlego de atleta.

MARCIA QUARESMA, advogada que se sente jovem aos 60 anos e que tem por ideal tratar e ser tratada com respeito e dignidade ao longo da sua maturidade. Mediadora e advogada especializada em relações familiares.

Sobre a Avance Centro-Dia 60+

Idealizada pela especialista em Saúde do Idoso, fonoaudióloga e gerontóloga Carolina Ruiz, a Avance é o primeiro Centro-Dia da Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi inspirada em um modelo praticado em Sevilha, na Espanha, que recebe pessoas a partir dos 58/60 que sejam independentes ou tenham algum grau de dependência, que já apresentam alguma dificuldade em realizar suas tarefas ou simplesmente buscam companhia e ocupação para os seus dias.

A Avance Centro-Dia 60+ acolhe, cuida e promove o convívio e a socialização dos idosos durante o dia, enquanto seus familiares desempenham as tarefas diárias.

Há 20 anos, Carolina trabalha e convive com idosos dentro de suas casas e em hospitais. As demandas das famílias e dos próprios idosos, que, cada vez mais, envelhecem com maior qualidade de vida e desejam e precisam se socializar e se ocupar com atividades direcionadas em um ambiente seguro e acolhedor foram os grandes motivadores para a criação da Avance.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here