Conheça as Praias com Acessibilidade para a Terceira Idade

0
645

A nova lei de inclusão e diversas praias promovem acessibilidade a cadeirantes e pessoas da melhor idade a um gostoso banho de mar.

A terceira idade chega junto com sua vontade de descansar e aproveitar mais. Isso é maravilhoso!

Porém, a gente sabe que já não há mais o vigor nas pernas e o equilíbrio está comprometido, por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher os passeios e atividades.

Mas isso não deve ser um fator limitante para você parar de aproveitar seu merecido descanso: assim, selecionamos algumas praias com acessibilidade para a terceira idade que você precisa conhecer e programar sua viagem de férias.

Com cerca de 7.367 quilômetros de costa e duas mil praias – O litoral do Brasil é rico em diversidade natural e ambiental, procurados por turistas nacionais e internacionais.

Hoje em dia a nova lei de inclusão e muitas praias promovem acessibilidade a cadeirantes e pessoas da melhor idade a um gostoso banho de mar.

Copacabana, Rio de janeiro-RJ

Ah, Copacabana… a Princesinha do Mar que sempre encantou o coração de muitas gerações conta agora com o projeto “Praia para todos” que promove diversas atividades para atender ao público, nos Postos 5 e 6, em frente à Rua Francisco Sá.

Lá os instrutores estão aptos a coordenar atividades como handbike, frescobol, stand-up paddle adaptado e auxiliam no banho de mar.

O projeto “Praia para Todos” está expandindo o conceito de acessibilidade para outras praias do país. Ou seja, você aproveita o melhor dos hotéis de Copacabana e ainda a beleza da praia mais famosa do mundo!

Porto de Galinhas, Ipojuca-PE

Já pensou você curtindo um pacote de Porto de Galinhas aí dá aquela vontade de tomar um banho de mar?

Pois bem, nesse paraíso de águas verdes e calmas há o projeto “Praia Sem Barreiras” que disponibiliza cadeiras de rodas anfíbias, esteiras removíveis de acesso a faixa de areia e instrutores capacitados para auxiliar as pessoas idosas ou com deficiências a ter um agradável banho de mar.

Esse projeto atua em conjunto com a Associação Roda da Liberdade detém todo o suporte necessário para os visitantes com necessidade especiais.

Maceió-AL

As jangadas sempre emocionam os apaixonados pelo mar e elas estão acessíveis aos cadeirantes que visitam Maceió e não querem ficar de fora dessa aventura.

São jangadas mais largas que as convencionais, com maior estabilidade e segurança, comportando até seis pessoas – dois portadores de necessidades especiais e suas cadeiras e seus acompanhantes.

Uma viagem a Maceió, inclusive, pode significar uma excelente ideia para quem deseja conhecer outras praias como Jatiúca, Ponta verde e Pajuçara, verdadeiros paraísos terrestres!

Todas possuem calçadões extensos adaptados que facilitam a circulação de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência física. Na praia de Jatiúca, por exemplo, além do calçadão com acessibilidade, também há uma rampa de descida para a areia.

Balneário Camburiú-SC

Você sempre contar com uma forcinha dos voluntários, quando em viagem a Balneário Camburiú.

A cidade é linda e a praia é fascinante! Os voluntários auxiliam no transporte de pessoas com deficiência de locomoção em cadeiras de rodas especiais, as chamadas anfíbias, com rodas mais largas e que não afundam.

Você vai se encantar com a Dubai Brasileira: além das praias é possível conhecer o Cristo Luz e o Parque Unipraias, com bondinhos adaptados, elevadores e rampas de acesso em todas as estações.

Uma cidade do futuro em pleno litoral catarinense.

Ubatuba-SP

Uma das cidades litorâneas mais bonitas de São Paulo, Ubatuba, compreende reserva de Mata Atlântica preservada e praias belíssimas para aproveitar.

Por essa razão, a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Ubatuba conta com 13 cadeiras adaptadas para que os cadeirantes tenham possibilidade de entrar no mar, com toda dignidade e respeito que merecem.

Esse projeto conta com monitores capacitados para auxiliar os que procuram o projeto, garantindo divertimento com segurança e gratuidade.

A base das operações é na praia de Perequê-Açu, próxima ao centro, onde são desenvolvidas atividades e eventos em diversas praias. Conheça a programação na agenda.

O Hurb valoriza o que é mais importante: Você. Conheça a página do Amigo Idoso no Hurb e viva mais histórias felizes!

Semíramis Moreira – Redação Hurb

semiramis.moreira@hurb.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here