Cursos

 


Curso de informática para idosos começa dia 16 em Campos, no RJ

O curso gratuito de informática para a terceira idade começa na próxima segunda-feira (16), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O curso vai acontecer às segundas-feiras, das 9 às 11h, e as quintas-feiras, das 14h às 16h, no Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré.

Os alunos vão receber também, material didático gratuitamente, dado pela Superintendência dos Direitos do Idoso. O curso terá a duração de seis meses. Atualmente 80 idosos já estão cadastrados. As vagas são ilimitadas, para facilitar o acesso dos idosos à informática.

Os interessados devem realizar sua inscrição no Clube da Terceira Idade, localizado na Rua Rodrigues Peixoto, 91. Qualquer pessoa com idade a partir de 60 anos pode participar.


Sesc São José dos Campos oferece curso de Canto-Coral para idosos

O canto é uma manifestação primordial do homem e nasce de um instrumento que está dentro dele: as cordas vocais. O Coral estimula a criatividade, espontaneidade e vivência em grupo. A música, como arte, é uma atividade que envolve múltiplas inteligências, capacidades e habilidades.
A atividade, coordenada pelo Musicista Rafael Rocha Braga, acontece na Sala de Múltiplo Uso do Sesc. As inscrições gratuitas podem ser feitas na Central de Atendimento, as vagas são limitadas. Recomendação etária 60 anos.
O Sesc São José dos Campos fica na Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas.
Mais informações pelo telefone 12.3904.2000 e no site www.sescsp.org.br/sjcampos

SERVIÇO
Oficina
Arte e Expressão
Canto- Coral
Até 30/08, terças às 15h
Com Rafael da Rocha Braga.
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.
Sala de Múltiplo Uso.
Recomendação etária 60 anos.


Curso Boas práticas a atenção a pessoa idosa. É gratuito

Em 2050 uma à cada cinco pessoas será idosa e pela primeira vez na história da Humanidade os idosos irão ultrapassar crianças de menos de cinco anos.

Pensando nisto, continuamos contribuindo com a população oferecendo 22º curso Gratuitamente para as pessoas interessadas em adquirir conhecimentos e práticas no seu dia à dia que possam melhorar tanto a vida do idoso como a do cuidador.

Já capacitamos 1800 pessoas.

O curso ocorrerá no dia 11 de março (sexta-feira) na Câmara Municipal de São Paulo

Local: Viaduto Jacarei,100 1º andar Auditório Prestes Maia

Horário: 8:30-17:30hs

Curso inclui: Certificado, coffee break da manhã e tarde e apostila

Inscrição pelo site: www.apoiosaudebemestar.com.br


O Curso “Boas práticas a atenção à pessoa idosa” disponibiliza duas datas para o segundo semestre e é gratuito.
A empresa APOIO realizará mais duas turmas para o Curso “Boas práticas a atenção à pessoa idosa” para o segundo semestre.
O Curso é gratuito, tem como período de 8 horas das 8:30hs – 17:30 nos dias 27 de agosto e 24 de setembro, (quinta-feira).
Ele inclui coffe break da manhã, coffe break da tarde, certificado e apostila com o conteúdo do curso.
No jornal “O Estado de São Paulo”, 11/8/15, o Dr. José Pastore, Professor da FEA-USP, Presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FECOMERCIOSP e membro da Academia Paulista de Letras, no artigo intitulado “O trabalho das cuidadores de familiares” destacou que muitas pessoas, mulheres em sua maioria, trabalham fora de casa e assumem a responsabilidade de cuidar de um familiar dependente, o que gera prejuízos à sua vida laboral.
Frequentes atrasos ou faltas ao trabalho geram estresse e uma sensação de redução das possibilidades de uma promoção ou melhoria salarial. A saúde também acaba sendo afetada.
O que pode ser feito?
A Apoio tem a resposta a essa pergunta, venha comprovar fazendo sua inscrição pelo site: www.apoiosaudebemestar.com.br
Local: Câmara Municipal de São Paulo no Viaduto Jacareí,100 Auditório prestes Maia 1º andar.

Curso de capacitação “Boas Práticas para a Atenção à Pessoa Idosa”

O curso é oferecido gratuitamente à população, especialmente às pessoas que apesar de cuidarem de um familiar idoso, não possuem conhecimento, apoio ou orientação para enfrentar as dificuldades que tal responsabilidade exige, sem saber, em alguns casos, distinguir o que é próprio do envelhecimento e o que é doença, gerando, involuntariamente, condutas negligentes e insatisfatórias.

No dia 28 de maio a empresa APOIO, realizará mais uma turma do curso “Boas Práticas para a Atenção à Pessoa idosa”, que ocorrerá no período das 08h30min às 17h30min, na sede da Câmara Municipal de São Paulo, no Viaduto Jacareí, 100, Auditório Prestes Maia 1º SS.

O curso tem como objetivo capacitar as pessoas, através de dinâmicas, dramatizações, vivenciando situações do dia à dia que possam ser de grande valia para futuras intervenções em pacientes. Divide-se em duas partes o idoso e o cuidador.

Ele é totalmente gratuito para a população e será fornecido um certificado, um manual com dicas importantes para quem cuida de idosos, um coffee break no período da manhã e um coffee break no período da tarde.

Para obter maiores informações os interessados devem entrar no site:  www.apoiosaudebemestar.com.br


UNIFEV oferece curso de formação para Cuidador de Idoso
VOTUPORANGA – O curso de Enfermagem da UNIFEV realizará, a partir do dia 04 de abril, uma atividade de extensão com o foco na formação de cuidadores de idosos.As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Instituição: www.unifev.edu.br, na aba “PORTAL”, e na Central de Relacionamento.
A capacitação é aberta aos alunos e à comunidade em geral. O investimento é de R$ 150, parcelado em até três vezes.As aulas, que acontecerão aos sábados, das 8h às 12 horas, no Câmpus Centro, têm o objetivo de ensinar aos participantes a forma correta de cuidar das pessoas idosas.“Essa área do mercado está em constante crescimento e, por isso, é necessário ser um profissional capacitado”, explica a organizadora da atividade Profa. Ma. Maria Aparecida do Carmo Dias.Mais informações pelo telefone (17) 3405 -9999.

Universidade da Terceira Idade abre inscrições em Embu das Artes

Dirigida especialmente a quem tem mais de 50 anos e a pessoas que trabalham ou convivem com a terceira idade, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati) está com inscrições para o curso Envelhecimento Ativo: Processo de Desenvolvimento e Criatividade. Os interessados devem inscrever-se na Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal de São Paulo – Campus de Extensão Unifesp Embu das Artes pelo telefone (11) 4704-2484 ou diretamente na avenida Aimará, s/nº, complexo Valdelice Prass, Parque Pirajuçara.
São 40 vagas disponíveis para o curso gratuito, organizado pelo Governo Municipal e pelo campo de extensão da Unifesp e que inclui temas como o envelhecimento e sua inter-relação com as áreas de saúde, sociologia, artes, educação física e assistência social. As principais propostas são estimular o retorno à sala de aula, ampliar o conhecimento, melhorar a qualidade de vida física e mental, com exercícios e passeios a museus e parques. As aulas serão realizadas às segundas-feiras, das 14 às 17h, a partir de abril.

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo promove o 17º Curso de Cuidadores de Idosos

O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.crinorte.org.br de 19/02/2015 à 02/03/2015.

Nos meses de Março e Abril o CRI Norte promove a 17º edição do Curso de Orientação aos Cuidadores Informais, com objetivo de atender as principais demandas apresentadas, a de informar e orientar o cuidador da pessoa idosa sobre o processo de envelhecimento e os cuidados desenvolvidos no domicílio; prevenir a sobrecarga e o impacto dos cuidados prestados; preservar o autocuidado do cuidador.

O curso é coordenado pelo Serviço Social e as palestras são ministradas pela equipe multiprofissional, com a abordagem de temas relevantes como: Aspectos sociais do envelhecimento, como lidar com as dificuldades de comunicação e engasgo, finitude, cuidados com os pés da pessoa idosa, doenças mais comuns na velhice, saúde bucal, entre outros.


Abertas inscrições para curso de cuidador de idosos em Juiz de Fora

Inscrições podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (27).
Capacitação é gratuita e as vagas são limitadas.

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 18 e 55 anos e comparecer à sede do Sesc da Avenida Barão do Rio Branco, 3.090, das 7h às 18h, com um documento com foto. O curso tem duração de 15 dias e será oferecido entre os dias 2 e 17 de março, das 13h30 às 17h, na mesma unidade


Curso gratuito para cuidador de idosos tem inscrições abertas

Capacitação tem 12 dias de aulas teóricas e práticas. Saiba como obter mais informações sobre as aulas.

Um curso gratuito oferecido pelo Sesc em diversas cidades de Minas Gerais tem 12 dias de aulas teóricas e práticas. Segundo a entidade, os alunos aprendem procedimentos como dar banho, medicar, e transportar um idoso.

Como esse grupo, muitas vezes, precisa de cuidados específicos, a procura pelo curso e a oferta de emprego nessa área também aumentaram.

Mais informações sobre inscrições para o curso estão disponíveis no site do Sesc.


Sesc oferece curso de cuidador de idoso em Araxá

Inscrições podem ser feitas até o dia 27.

Aulas serão ministradas por profissionais de diversas áreas.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) de Araxá está com inscrições abertas para o Curso de Iniciação para Cuidadores de Idosos. Os interessados devem procurar a central de atendimento da unidade para realizar o cadastro até o dia 27 de fevereiro. As aulas têm início no dia 2 de março e seguem até 17 do mesmo mês, sempre das 13h30 às 17h30.

Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 55 anos, ser alfabetizado, preencher ficha de inscrição, além de apresentar documento de identificação com foto.

Serviço
Evento: Curso de Iniciação para Cuidador de Idosos
Inscrições: até 27/02
Local das inscrições e do curso: Sesc Araxá.
Realização: 02/03 a 17/03, de 13h30 às 17h30
Informações: (34) 3201-8100


Programa Universidade Aberta à Terceira Idade oferece 4.537 vagas

Para participar é preciso ter no mínimo 60 anos; inscrições vão até sexta-feira, 13

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (Universidade de São Paulo) está com inscrições abertas para o programa Universidade Aberta à Terceira Idade. São 4.537 vagas em 511 atividades gratuitas para o primeiro semestre. Para participar, é preciso ter no mínimo 60 anos e cumprir as exigências do curso escolhido. O prazo de inscrição vai até sexta-feira, 13.

Mais informações sobre a relação completa de cursos, locais de inscrição e vagas podem ser obtidas no site do programa.

SERVIÇO
Universidade Aberta à Terceira Idade
Inscrições até o dia 13 de fevereiro
4.537 vagas em 511 atividades gratuitas
Importante: para participar é preciso ter no mínimo 60 anos e cumprir as exigências do curso escolhido
Mais informações no site do programa


Abertas as inscrições para curso de cuidador de idosos

 30/01/2015

Abertas as inscrições para as novas turmas do curso de Formação de Cuidador de Idosos promovido pela RedeNutes em parceria com a Fraternidade Espírita Peixotinho e a Interne Soluções em Saúde, com o apoio do Tribunal Solidário. As aulas serão destinadas exclusivamente para pessoas da comunidade e serão transmitidas em polos distribuídos pela Região Metropolitana do Recife e em Petrolina.O Curso de Formação de Cuidador de Idosos possui carga horária total de 40 horas, com duas aulas por semana, entre práticas e teóricas, com duração média de duas horas cada e com espaço para debates, discussões e esclarecimento de dúvidas. Ao final do curso, os alunos aprovados recebem certificado emitido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O início das aulas está previsto para o dia 9 de março.Os interessados em assistir as aulas no polo de Petrolina (no Núcleo de Telessaúde da Univasf – Nutesvasf), deverão preencher formulário de pré-inscrição no site da RedeNutes. Os interessados em assistir as aulas nos demais polos deverão comparecer pessoalmente à Fraternidade Espírita Peixotinho (Rua Sansão Ribeiro, 59, Boa Viagem) para preencher o formulário. No momento da pré-inscrição, o candidato poderá se informar sobre a localização de cada polo disponível.Aqueles que atenderem aos requisitos exigidos (ser maior de 18 anos, com 1º grau completo, e residir nas proximidades dos polos onde as aulas serão ministradas) e efetuarem a pré-inscrição, irão participar de processo seletivo com entrevista de caráter eliminatório. A comissão organizadora do curso entrará em contato para informar data, hora e local da entrevista. As vagas são limitadas
Da UFPE

Prefeitura e CID promovem inclusão digital para idosos

Com duração de 6 meses, o curso Melhor Idade Conectada é oferecido gratuitamente ao público idoso que sente a necessidade de estar inserido na tecnologia. As aulas são ministradas no Centro de Inclusão Digital – CID (Rua da Penha, nº 25 Centro), mantido pela Prefeitura Municipal.

Além de oferecer gratuitamente cursos de informática básica; PROINFO e Melhor Idade Conectada, o Centro também oferece o curso de manutenção de microcomputadores para maiores de 16 anos e que já concluíram o curso de Informática Básica.

Informações pelo telefone 4204-1448.


Clube do Idoso abre inscrições para cursos gratuitos em Sorocaba

O Clube do Idoso de Sorocaba (SP) está com inscrições abertas para cinco cursos em fevereiro. Os associados devem manifestar interesse em na própria unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As aulas são de dança circular, ritmos, teatro, pintura em tecido e artesanato.

Para se tornar um associado, é necessário ter mais de 55 anos, residir na cidade e comparecer à unidade portando RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. Os associados também ganham acesso à Chácara do Idoso, na Vila Progresso

Além dos cursos, o espaço Clube do Idoso oferece academia, aulas de ginástica e cinema. Todas as segundas-feiras, às 10h, também ocorre uma “Roda da Conversa” com acompanhamento de uma psicóloga.

O clube fica localizado na rua Juvenal de Campos, 118, ao lado da Ponte Pinheiros. Confira a programação dos cursos disponíveis:

Curso Dia
Dança circular Terça-feira às 15h
Aula de ritmos Terça-feira às 10h
Teatro Segunda e quarta-feira às 8h30
Pintura em tecido Quinta-feira às 8h
Artesanato geral Segunda e quinta-feira às 14h

 


Terceira idade pode se inscrever para curso de Informática Básico

Os frequentadores do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva” poderão se inscrever gratuitamente a partir desta quinta-feira (17), das 9h às 17h, para o curso de Informática Básico. As 50 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Sesi Sorocaba, o curso objetiva promover a inclusão digital dos idosos e terá início no dia 4 de agosto.Para se inscrever, é necessário trazer uma cópia do CPF e RG, juntamente com a carteirinha original. Quem ainda não for sócio pode se inscrever no clube e então matricular-se no curso, trazendo os seguintes documentos: CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho (mesmo sendo aposentado), comprovante de endereço e 2 fotos 3×4 recentes.O Clube do Idoso oferece gratuitamente diversas atividades de lazer, esporte, saúde, integração social e cultura para a terceira idade. Atualmente, a unidade conta com mais de 2,5 mil sócios.As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone 3233.9592.

Inscrições abertas para curso de cuidadores de idosos em Rio Preto

26-03-2014

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) está com inscrições abertas para curso de cuidadores de idosos, que será realizado no mês de abril, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Cidade Jardim.

Podem participar familiares e cuidadores de idosos. Serão disponibilizadas 50 vagas. Os interessados em participar devem procurar a recepção da UBSF para a inscrição. A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, está localizada na Rua Abner Gomyde, 1701, no bairro Cidade Jardim.

O curso é dividido em seis módulos temáticos que vão debater os direitos dos idosos, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, cuidados fisioterapêuticos, atividades físicas, nutrição, saúde bucal, entre outros. As aulas serão ministradas nos dias 01, 02, 08, 09, 15 e 16 de abril, das 19h às 21h.


Faculdade de Direito de Ribeirão Preto oferece curso de direito para a terceira idade

09-01-2014

A Faculdade  de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP abre vagas para o curso Noções Gerais de Direito IV, como parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Para participar, os interessados devem ter 60 anos ou mais e precisam se inscrever no período de 17 a 28 de fevereiro. São oferecidas 50 vagas.

As aulas serão realizadas entre 12 de março a 28 de maio de 2014, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, no prédio da FDRP.

O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é aprofundar os conhecimentos dos idosos em alguma área de interesse e, ao mesmo tempo, possibilitar a troca de informações e experiências com os jovens.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na sala do Apoio Acadêmico da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (Sala D – 310, 2º andar), localizada na Avenida Bandeirantes, 3900. É preciso levar RG.

Mais Informações: (16) 3602-0100.

Fonte: Ribeirão Preto Online


Curso de Informática no Clube do Idoso oferece 144 vagas
09-01-2014Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Se você é daqueles que ainda se atrapalham com comandos básicos do computador, fique atento. Os sócios do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, em Sorocaba (SP), poderão se inscrever para um curso de informática básica, a partir do dia 20 de janeiro. Ao todo serão oferecidas 144 vagas, que deverão ser preenchidas por ordem de chegada.

O curso, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com o Projeto Pérola, será dado durante todo o semestre. As aulas terão início na primeira semana de fevereiro.

Cada turma terá aulas duas vezes por semana, com uma hora e 50 minutos de duração às segundas e quartas-feiras ou às terças e quintas-feiras. Os interessados em participar do curso podem se inscrever das 9h às 17h, na própria unidade, localizada ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (15) 3233-9592.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí


 Senac Ribeirão Preto está com inscrições abertas para o curso Cuidador de Idosos

09-01-2014

Fonte: Ribeirão Preto Online

O Senac Ribeirão Preto já está com inscrições abertas para o curso Cuidador de Idosos com início ainda em janeiro. O curso oferece vagas pela Política de Bolsas do Senac, buscando atender a demanda do mercado por profissionais capacitados para atuar na área que cresce junto com a expectativa de vida do brasileiro.

Serviço

Cuidador de Idosos

Data: 21 de janeiro a 25 de março de 2014

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas

Local: Senac Ribeirão Preto

Endereço: avenida Capitão Salomão, 2133

Telefone: (16) 2111-1200 e www.sp.senac.br/ribeiraopreto


USP oferece curso para cuidadores de idosos

Evento acontece dia 9 de novembro e tem inscrições limitadas

No próximo dia 9 de novembro acontece a 2ª edição do Workshop para Cuidadores de Idosos – Cuidado com o idoso na prevenção de quedas, promovido pelo Grupo de Prevenção de Quedas de Idosos do HU (Hospital Universitário) da USP.

Com limite de 60 vagas, o evento é aberto a qualquer pessoa que seja cuidador. Os interessados devem se inscrever presencialmente na sala 3 do Ambulatório do HU, de segunda à sexta-feira, das 14 às 16 horas, mediante pagamento da taxa de R$ 20.

Com o objetivo de orientar cuidadores a identificar e prevenir os fatores de risco que podem causar queda do idoso, as aulas serão interativas e teóricas, sendo ministradas por especialistas. Os participantes receberão certificados e apostilas elaboradas pelo Grupo de Prevenção de Quedas.

 


Cis-Guanabara em Campinas oferece cursos para a terceira idade em suas Oficinas

confira abaixo:

OFICINA DE FELTRO

  • Objetivo: Resgate de habilidades manuais, integração e socialização de pessoas. 
  • Oficineira: LUCINHA OLIVEIRA *
  • Data: 08/10/13
  • Horário:das 8h30 às 11h30
  • Nº de vagas:  25
  • Pré-requisitos: atenção ao início e término da oficina, para conclusão do trabalho
  • Material: fornecido pelo CIS-Guanabara

(*) Lucinha Oliveira é especialista em trabalhos com feltro. Aceita encomenda de lembrancinhas. Facebook Dona Chiquinha- Arte em feltro Clique aqui para fazer sua inscrição

OFICINA DE BORDADO

  • Objetivo: Resgatar o tempo da simplicidade em nossas vidas, considerando que o bordado além de ser uma arte milenar simboliza “retomada” de um tempo em que havia tempo – tempo de conversa – tempo em olhávamos nos olhos das outras pessoas – tempo de observar uma paisagem – tempo de esperas, diferentes de um toque de mouse – tempo possível de se respeitar e, até dizer “não “ quando isso for dito para se observar um final de tarde, estrelas brilhando no céu, uma noite de lua cheia!
  • Oficineira: TEREZA BARRETO COSTA*
  • Data: 15/10/13
  • Horário: 9h00
  • Nº de vagas: 20
  • Pré-requisitos: atenção horário de início
  • Material necessário: fornecido pelo CIS-GUANABARA

(*) Terezinha Barreto, graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, funcionária da Coordenadoria de Assuntos Comunitários, pró reitoria de extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas, aluna especial do curso de mestrado em linguística textual do instituto de linguagem, autora da monografia os discursos da depressão e fundadora do projeto de vida & motivação com pessoas depressivas, organizadora dos Encontros Café com Bordado & Oficinas Motivacionais de Bordados no Bairro do Cambui em Campinas, atua como bordadeira, artesã, conferencista, motivadora, artista plástica e escritora, a cerca de 12 anos, já tendo feito e participado de várias exposições individuais e coletivas tanto em Campinas, onde vive e trabalha, quanto em outras partes do Brasil. Como destaques tem a participação no 18º Cole – Congresso de Leitura do Brasil em 2012 como coordenadora do processo de criação & customizadoras de 2500 sacolas  e Instrutora de Oficina de Bordado para 200 participantes no Encontro de Secretários da Unicamp, em São Pedro em 2011. Clique aqui para fazer sua inscrição

OFICINA DE CROCHÊ BÁSICO

  • OBJETIVO: Resgate de habilidades manuais e valorização do artesanato, integrando e socializando pessoas.
  • Oficineira: DIVA CAMARGO LEMES SIQUEIRA *
  • Data: 11/10/13
  • Horário: das 14h00 às 16h00
  • Nº de vagas: 50
  • Pré-requisitos: atenção horário de início
  • Material necessário: fornecidos pelo CIS-GUANABARA

(*) Diva Camargo Lemes Siqueira é formada em Ciências Contábeis, mas abandou sua vida profissional devido ao amor ao artesanato do Crochê. Iniciou seu aprendizado com 9 anos e tem 35 anos de experiência. Clique aqui para fazer sua inscrição

O CIS-GUANABARA é um Centro Cultural de Inclusão e Integração Social criado, vinculado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) da Universidade estadual de Campinas (UNICAMP)