Você sente dores? Não se preocupe: 50% dos idosos sentem algum tipo de dor

0
1073

A presença da dor nos mais velhos pode ser explicada por questões naturais e exposições ao longo da vida

O tempo cobra seu preço no corpo. O esforço de passar horas sentado e os movimentos repetitivos, por exemplo, funcionam como uma bomba relógio dentro de você. A explosão de todos os fatores costuma acontecer na terceira idade. A Sociedade Brasileira de Geriatria estima que até 50% dos idosos sentem dores. Se prepare porque pode doer, mas isso não significa banalizar os incômodos.

A presença da dor nos mais velhos pode ser explicada por questões naturais e exposições ao longo da vida. É o período em que as articulações e os órgãos começam a apresentar problemas resultados pelos usos. Também ocorre perda de massa óssea e fragilização dos ossos.

Nessa fase da vida, a absorção das células velhas aumenta e no sentido contrário vai a formação de novas células, o que torna os ossos mais porosos.  A chamada osteoporose aumenta a chances de fratura.

Os problemas mais comuns estão nas articulações, conexões entre os ossos que possibilitam a mobilidade. Na verdade, todos os idosos têm algum grau de artrose, doença que atinge as articulações, desgasta a cartilagem e pode danificar os ligamentos.

Como explicar

A frequência de artrose entre os idosos pode ser explicada estruturalmente. O desgaste da articulação ocorre pelo próprio uso, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria na Bahia, Léo Brandão.
A dor surge quando a proteção da articulação, basicamente composta por colágeno, é reduzida e o atrito entre os ossos se torna maior.  As grandes articulações, como joelhos, quadris e colunas, são as mais afetadas. Nos casos mais graves, quando as articulações perdem quase completamente a flexibilidade, a única opção é a substituição por próteses.
“O limite de quando vai começar a doer varia de paciente para paciente, que estilo de vida ele tem, qual é a alimentação. A gente pode envelhecer com artrose mas sem dor”, diz

Veja a matéria completa no site do Correio24horas

O Ativador muscular e circulatório FISIOMAG atua como coadjuvante para melhoria de alguns desses quadros patológicos e no alivio das dores

Quero saber mais…   

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here