Oficina online “Ginástica do cérebro” ajuda estimular o cérebro dos idosos durante o isolamento social

1
202

Os encontros promovidos pela plataforma Google Meet acontece todas as sextas, das 15h às 16h20

Filhos contam com ajuda de oficinas virtuais para estimular o cérebro de pais idosos e apaziguar doenças como a depressão e as demências, que podem avançar com o isolamento social.

A Avance Centro-Dia 60+, de cuidado diurno ao idoso no Rio de Janeiro, precisou interromper suas atividades momentaneamente em virtude do isolamento social, mas segue buscando saídas para cuidar dos idosos que frequentam a Casa e que são um grupo vulnerável à pandemia da Covid-19.

Eles e outros idosos, que podiam ter na distância física o impedimento para estarem na Avance, agora são convidados aos encontros virtuais para estimular o cérebro, promovidos pelo Centro-Dia.

A oficina online “Ginástica do cérebro” acontece todas as sextas, das 15h às 16h20, com link enviado no dia do encontro por email, e é conduzida pela psicogerontóloga Denise Brasil e pela gerontóloga Carolina Ruiz.

As aulas são niveladas, de acordo com o ritmo dos idosos, e as inscrições estão abertas pelo tel/whatsApp 21 9 7176-2727.

Denise compara o cérebro ao corpo quanto à necessidade de ter estímulo e exercícios para mantê-los saudáveis.

“Se quando somos jovens e ativos nosso cérebro tende a receber e processar mais informações, com o avanço da idade, e a perda de uma rotina, os estímulos diminuem; a vida pode entrar em piloto automático e o cérebro, em uma zona de conforto, diminuindo de forma considerável a sua função”. afirma Denise

Uma vez que essas estratégias mantêm o cérebro em atividade, as oficinas de memória da Avance Centro-Dia 60+, fundada e dirigida pela gerontóloga e fonoaudióloga Carolina Ruiz, chegam nesse momento para somar saúde na vida do idoso e são indicadas também para as pessoas que têm menos de 60 anos e queiram praticar.

“Nosso objetivo é manter as pessoas da terceira idade estimuladas nesta situação de isolamento. Assim, evitamos ou apaziguamos possíveis doenças, como a depressão e as demências.”, diz Denise, para quem o idoso não pode ter mais esta sensação de perda, depois daquelas que já são comuns ao longo da vida.

E conclui: “As oficinas à distância são sinônimo de conforto e alegria: além de estar exercitando seu cérebro, o idoso também está vendo e ouvindo pessoas de fora do ambiente doméstico”. 

COMO SÃO OS EXERCÍCIOS?

Em encontros promovidos pela plataforma Google Meet os idosos se depararão com o lúdico, que ajudará na percepção espacial e temporal do próprio eu.

“Alguns exercícios atuam estimulando o nosso corpo no espaço físico onde estamos inseridos e no que estamos sentindo em relação a ele”, explica Carolina Ruiz.

As atividades estimulam, por exemplo, que os idosos façam combinações mentais a partir de objetos presentes dentro de um grupo.

Neste contexto, a oficina prevê que se localizem os locais onde usam alguns desses objetos.

E trabalham também a lateralidade, quando desenhos a serem representados pelos participantes sejam alocados num quadrante determinado pela psicogerontóloga.

Veja também:

Saiba como a família pode auxiliar na quarentena dos idosos

Saiba 5 dicas para idosos se exercitarem em segurança durante a quarentena

Dor crônica, envelhecimento e manutenção da saúde

Exercícios desta natureza farão parte da dinâmica e entram de forma preventiva e lúdica, trabalhando no desenvolvimento criativo nas áreas da memória, percepção, atenção, linguagem e raciocínio e sendo funcionais na execução das atividades diárias das vidas dos idosos.

Serviço OFICINA GINÁSTICA DO CÉREBRO da Avance Centro-Dia 60+

Toda sexta-feira, das 15h às 16h20 Pela plataforma Google Meet > link enviado no dia do encontro por email Com a psicogerontóloga Denise Brasil e a gerontóloga Carolina Ruiz

Matrículas pelo WhatsApp: (21) 97176-2727

Mensalidade: R$ 216,00 – Incluso material enviado por e-mail para realização das atividades durante as aulas e ao longo da semana.

Se o participante quiser treinar fora do momento da oficina e não tiver como imprimir em casa, a Avance entrega, em domicílio, 30 exercícios extras (R$ 30 para Centro e Zona Sul de Niterói e do Rio de Janeiro; outras regiões, sob consulta). Aula experimental GRATUITA

Sobre o Avance Centro-Dia

A Avance Centro-Dia foi criada e desenvolvida para facilitar a rotina de quem nos busca, objetivando manter os vínculos familiares, dando suporte, não somente, ao cuidado ao idoso, mas, também, proporcionando a continuidade de uma vida social e dinâmica.

Em um casarão que data de 1938, localizada no bairro de Botafogo, totalmente reestruturado e adaptado, em um ambiente agradável e acolhedor com jardim interno e visão para o Cristo Redentor, desenvolvemos nosso trabalho próximo a comércio e transportes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here