Tudo que você precisa saber antes de viajar para o sul

0
106

O Amigo Idoso está preparando-se para sua próxima viagem, dessa vez com destino a região sul do Brasil.

E esta é a sua melhor escolha, quando falamos de um lugar turístico por excelência. A Serra Gaúcha como um todo é um dos roteiros mais agradáveis e mais charmosos do Brasil. 

Concentra paisagens montanhosas, sem perder o charme dos vales – que muito se assemelham aos vales europeus – a forte cultura de imigrantes ítalo-germânicos está espalhada pelas cidades consideradas as mais europeias do país, na gastronomia robusta, nos hotéis aconchegantes, nos parques com lagos e jardins cuidadosamente floridos durante o ano todo. 

A Serra Gaúcha sempre oferece um roteiro perfeito, tanto para quem vai viajar em família quanto para quem curte empreender uma viagem sozinho ou entre amigos. 

Entretanto, vale ressaltar algumas peculiaridades do destino, essenciais para quem está indo lá pela primeira vez.  Confira nesse post algumas dicas: 

Clima frio

Sim, a Serra Gaúcha costuma ter um clima frio, sobretudo nos meses de março até setembro, as estações de outono e inverno. Mesmo durante a primavera há dias mais frios, porém bem mais agradáveis.

Se você tem vontade de aproveitar as baixas temperaturas, vá em frente e aproveite os pacotes de inverno. Caso contrário, espere a primavera chegar.

Seja qual for a estação, Gramado e a Serra Gaúcha como um todo, tem atrações interessantes para conhecer e se divertir muito. 

O que levar?

Mesmo que você não sinta tanto frio, o ideal é preparar uma boa mala de roupas de qualidade para inverno. Isso inclui mais do que um casaquinho: abrigo, jaqueta, suéter de lã e blusas de malha de algodão são bem-vindos.

Isso sem esquecer dos acessórios essenciais como luvas, gorros, meias de lã e de algodão, calças de veludo, couro, o velho jeans ajuda muito.

Cuidado especial vai para os sapatos, que devem ser impermeáveis, para você não ficar com os pés molhados e gelados caso esteja chovendo.

Aposte também em bons óculos de sol – a claridade intensa pode não ser muito agradável em olhos mais sensíveis. 

Atrações de inverno

Gramado e a Serra Gaúcha tem inúmeras atividades de inverno, tais como o Alpen Park em Canela, um parque temático com muitas aventuras radicais e o Parque Cultural Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves, que conta a trajetória de muitos imigrantes italianos, começando com um incrível passeio de trem, de muita música e degustações de vinho e suco de uva. 

As comidas típicas são um capítulo à parte. Estão disponíveis em diversos restaurantes e bistrôs temáticos, com o melhor da cozinha italiana, polonesa e alemã, sem contar com os chocolates quentes, chocolates artesanais, foundues, e vinhos produzidos na 

região – a rota do chocolate é tradição em Gramado e Canela e você se sentirá feliz como criança em degustar desse paraíso!

Para os mais aventureiros, o Snowland oferece um espaço de inverno completo o ano inteiro: são atividades monitoradas como descida de trenó, snowboard, esqui na neve – neve de verdade num parque de neve indoor.

Snowland

Além disso, o espaço também promove espetáculos de patinação artística, dança e teatro sob a temática de inverno.   

Lugares para caminhar 

A Serra Gaúcha é rica em parques naturais. Em Gramado, por exemplo, você pode encontrar o Lago Negro, um lago artificial rodeado de árvores, hortênsias e azaleias, perfeito para caminhadas matinais, piqueniques e passeios de pedalinho. 

Lago Negro-Gramado-RS

Já em Canela, há o Parque e a cascata do Caracol, onde é possível fazer um passeio de trenzinho até a Vila dos Imigrantes, enquanto os guias contam a história da imigração do sul do país.

Também tem o Alpen Park, um passeio muito interessante para quem adora bondinhos aéreos passando em meio da generosa natureza. 

Alpen Park em Canela

Um destaque é o Parque da Ferradura e seus mirantes com vista para o Cânion do Rio Caí, que faz uma curva em forma de ferradura – a trilha perfeita para quem adora ecoturismo.

Viva o Vinho!

Já em Bento Gonçalves, a capital nacional do vinho, o enoturismo é a principal atividade econômica: são inúmeras vinícolas e viticulturas abertas à visitação pública e a degustação, sempre com hora marcada.

Bento Gonçalves oferece ainda 5 roteiros turísticos pelo interior do município: Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas e Encantos de Eulália.

Tour – Uva e Vinho

Garibaldi é conhecida como a capital brasileira do espumante. A Rota dos Espumantes é um roteiro que abrange 20 vinícolas que dão ao visitante a oportunidade de conhecer pequenas e grandes vinícolas, o processo de elaboração da bebida e os mais deliciosos espumantes brasileiros. 

Abertas à visitação, os visitantes podem conhecer a história, o processo de engarrafamento, degustar e adquirir os produtos. A cidade tem em sua área central, alguns casarões históricos que resistiram ao tempo. Rico em tradições, há cantinas e restaurantes que servem a mais deliciosa culinária italiana. 

Eventos como a Fenachamp acontecem de dois em dois anos e constituem uma das grandes atrações da cidade com exposições, feiras, shows, e degustação dos produtos. 

E aí, o que você está esperando para garantir seu pacote para o sul do Brasil? O Hurb valoriza o que é importante: você. Viva mais histórias! 

Vale do Quilombo-Gramado-RS
Gramado – RS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here