Os benefícios da Terapia do Infravermelho Longo para idosos 

0
56

Idosos são mais propensos a sofrer de doenças como fadiga crônica, artrite, quedas e lesões, dores crônicas nas costas e nas articulações, pressão arterial elevada, distúrbios do sono e muitas outras condições.  

Os hábitos de vida e as mudanças na dieta costumam fazer parte do tratamento geral dessas doenças. Mas também há muito a ser dito sobre as técnicas testadas ao longo do tempo, como a terapia de calor e sua versão mais recente, a Terapia do Infravermelho Longo (FIR Therapy, em inglês), que pode fornecer alívio natural da dor.

A luz Infravermelha Longa 

A luz infravermelha longa é a frequência da luz invisível que é gerada naturalmente pelo sol.

A Terapia do Infravermelho Longo é um tipo de terapia de baixa energia que aproveita o calor gerado por ondas de energia da extremidade oposta do espectro infravermelho.  

Esta terapia alternativa segura e natural pode ser usada no tratamento de uma variedade de problemas de saúde, como artrite, dores musculares e espasmos e rigidez nos ombros ou articulações. 

Veja também:

Dor crônica, envelhecimento e manutenção da saúde

A Terapia do Infravermelho Longo também beneficia o corpo: 

 – Ajudando o corpo a remover toxinas através da transpiração 

– Reduzindo a tensão e o estresse 

– Melhorando o fluxo linfático 

– Reforçando o sistema imunológico 

– Aumentando a circulação do sangue nas profundezas dos tecidos 

As ondas infravermelhas longas podem penetrar até sete centímetros de profundidade para gerar calor promovendo imenso alívio aos músculos e órgãos internos.  

O calor suave produzido na terapia de infravermelho longo exerce um efeito analgésico e pode ajudar a reduzir ou eliminar as dores crônicas que os idosos costumam sentir em várias partes do corpo.  

A rigidez nas articulações causada pela artrite pode ser significativamente aliviada.

Estudos mostram que o calor do infravermelho distante torna o tecido conjuntivo mais flexível, permite maior movimento das articulações e aumenta os níveis de endorfinas aliviando a dor. 

A terapia de infravermelho longo também causa a expansão dos vasos sanguíneos.

Essa expansão leva a uma melhor circulação e permite que as células do sistema imunológico convirjam nas áreas lesadas para facilitar o processo de cura.  

Apesar do calor induzido, a terapia FIR não causa nenhum aumento significativo na temperatura corporal central ou na pressão arterial, o que a torna mais segura para idosos com problemas cardiovasculares. 

Tipos de dispositivos de Terapia de Infravermelho Longo

Atualmente Existem vários tipos de dispositivos de Terapia de Infravermelho Longo no mercado que fornecem terapia de calor direta e indireta.

As saunas FIR podem ser usadas para fornecer terapia de corpo inteiro ou indireta, enquanto almofadas térmicas de infravermelho distante, roupas e materiais de cama podem ser usados ​​para aplicações localizadas.

Cada um desses tipos de terapia FIR usa meios diferentes para produzir calor no infravermelho distante.

As saunas de infravermelho distante usam aquecedores de carbono/cerâmica para gerar calor indireto na forma de ondas infravermelhas de baixa energia.

As almofadas de aquecimento utilizam pedras de jade naturais individuais e roupas de infravermelho distante e roupa de cama infravermelho distante, como roupas íntimas, luvas de terapia, suspensórios, meias, lençóis e travesseiros usam tecidos emissores de infravermelho especialmente projetados para produzir o calor infravermelho.

Todos esses diferentes tipos de terapia geram calor radiante que penetra profundamente no corpo para proporcionar alívio natural da dor e outros benefícios à saúde.

Fonte: Parent Giving

A Terapia do Infravermelho Longo no Brasil

No Brasil, os profissionais da saúde têm utilizado cada vez mais este tipo de terapia no tratamento de seus pacientes e uma das empresas que mais se destaca no desenvolvimento e fabricação de equipamentos é a FISIOMAG.

Fundada em 1995 pelo proprietário Custódio Antônio da Silva, a marca FISIOMAG está registrada e tornou-se referência em todo o Brasil.

Acompanhando a seriedade da empresa e o compromisso com o consumidor, o aparelho FISIOMAG massageador e estimulador muscular e circulatório é o carro chefe do portfólio de produtos da empresa que ainda conta com a fabricação de colchão, travesseiro, colchonete, esteira e aparelho anti-L.E.R.

Todos esses produtos possuem as benfeitorias do campo magnético e da Terapia do Infravermelho Longo através da tecnologia MAG-INRED.

A FISIOMAG é detentora da Patente de Invenção concedida pelo INPI sob o n° PI 0102561-9 com o título Aparelho Ativador e Estimulador Muscular e Circulatório e da Patente do Desenho Industrial concedida pelo INPI sob o n° DI 6804026-1.

Quero saber mais…

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here