Bem-estar na terceira idade: Entenda os cuidados necessários para evitar complicações nessa fase

0
222

A atenção dos profissionais da área de saúde para este publico é imprescindível para sua qualidade de vida

Chegar à terceira idade é um privilégio que muitas pessoas conseguem alcançar, desde que haja um acompanhamento adequado para ter uma vida produtiva e saudável.

Em todos os casos, é preciso tomar alguns cuidados para evitar complicações nessa fase em que a saúde debilitada pode provocar situações emergenciais críticas.

A visita a médicos especializados na área de geriatria envolve acompanhamento da saúde, tendo em vista que a resistência imunológica e todo o aspecto biológico do corpo humano diminui com o passar do tempo.

É natural e digno chegar à terceira idade, mas também é preciso estar precavido quanto às ações provocadas ao longo da vida.

Os cuidados estão relacionados a diversos problemas de saúde que podem surgir por causas naturais.

Com uma população que alcança uma expectativa de vida cada vez maior, a sociedade precisa se adaptar para que a qualidade de vida de todas as pessoas seja confortável.

Os profissionais da área de saúde, de uma forma geral, e os especialistas, como odontogeriatras, precisam estar atentos para esse público-alvo.

Substituição de dentes em qualquer idade

As condições do corpo humano se alteram com o passar do anos, mas isso não significa que uma pessoa idosa não possa ter um sorriso bonito e cativante.

Até mesmo a saúde é afetada caso o indivíduo não tenha todos os dentes e não possa se alimentar direito.

Por isso a área da odontologia tem avançado constantemente sobre os tratamentos adequados para a terceira idade, oferecendo soluções que vão desde a manutenção dos dentes naturais até a possibilidade de implante dental para a substituição de dentes que não podem ser recuperados.

Há casos em que o paciente não pode passar por um tratamento como esse, e para chegar a essa conclusão, o profissional da área de odontologia deve realizar um questionário para identificar as condições de saúde. As contraindicações estão relacionadas a pacientes que:

Passam por radioterapia ou quimioterapia;
Problemas com cicatrização;
Diabetes fora de controle;
Deficiência do sistema imunológico.

Estando tudo dentro das possibilidades no que se refere à saúde, o paciente pode passar por um tratamento de médio ou longo prazo.

Tudo para que as expectativas sejam alcançadas, tanto de quem está sendo atendido quanto do profissional que está realizando o serviço.

A implantação da prótese sobre implante dentário é realizada após toda a cicatrização, conforme as condições do paciente e a evolução do quadro clínico, de forma geral.

Por ser um procedimento na região da boca, a fala e a função mastigatória devem se adaptar a todo o tratamento.

Por isso é preciso repouso e alimentos que não ocasionem atrito de forma imediata.

O pós-operatório dependerá da situação do paciente, mas é uma fase que passa em poucos dias de recuperação.

Estética dental atua na autoestima pessoal

Não se trata apenas da saúde física do paciente, quando se busca um tratamento como a substituição dos dentes.

Há a interferência também na saúde mental, no bem-estar e na autoestima pessoal.

Dessa forma, muitos que possuem os dentes naturais buscam uma solução apenas para recuperar o aspecto natural dos dentes, desgastados com o tempo e amarelados por causa da alimentação e de hábitos ruins, como o uso de tabaco.

Nesses casos, a odontologia oferece a implantação de uma lente de contato dente, que fica sobre a superfície como uma película e ocupa espaços desgastados.

É um procedimento simples, mas eficiente e que atua de forma positiva na vida de uma pessoa idosa.

Há outros tratamentos que interferem na estética e na saúde bucal, mas que precisam ser realizados com parcimônia, por se tratar de uso de produtos que clareiam os dentes e devem ser realizados por um dentista especializado.

O investimento em clareamento dental preço inclui a limpeza, remoção de tártaro e placas bacterianas, com o uso de uma pasta que impacta o esmalte dos dentes.

O resultado final depende das condições apresentadas, e podem ser necessárias algumas sessões, conforme a observação do dentista.

Cuidado ao idoso é responsabilidade de todos

Levando em consideração que a população idosa está exposta a doenças degenerativas, cabe aos profissionais da área da saúde apresentarem soluções que possam oferecer conforto e solidariedade a esses pacientes.

O processo de envelhecimento é natural e faz parte da vida, mas é possível oferecer a uma pessoa idosa condições para que possa ter dignidade, por meio de atividades para que não fiquem segregados.

Mesmo a saúde bucal deve ser acompanhada sempre que possível, para que possam se alimentar corretamente, para evitar doenças crônicas que se tornam um risco maior com o avançar da idade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here