Precisa se exercitar mas não tem vontade? Com essas dicas você vai começar 2021 entrando em forma

0
121
Foto: GettyImages

Ano novo, vida nova. Descubra o que fazer para encontrar a motivação que precisa para iniciar uma atividade física.

Que a prática de uma atividade física regular é importante para manter a qualidade de vida, isso todos nós já sabemos.

Manter uma vida fisicamente ativa é fundamental tanto para a prevenção quanto para o tratamento de diversas doenças, sejam elas físicas ou psicológicas.

Mas, apesar da divulgação cada vez maior dos benefícios de manter o corpo em movimento, muita gente ainda tem dúvidas na hora de iniciar uma atividade física.

Há também aqueles que não iniciam simplesmente porque não gostam e não se identificam com nenhum tipo de treino.

Prazer

O segredo para se motivar, segundo matéria publicada na página do programa Bem Viver, no G1, é procurar algo que dê prazer.

De acordo com a publicação, muitas vezes a desistência acontece por conta da busca por uma resposta rápida e imediata já que as pessoas que procuram uma atividade física geralmente querem resultados como emagrecer ou ganhar músculos.

Por isso, de acordo com os especialistas ouvidos na matéria, é importante analisar também outras recompensas como redução de ansiedade, melhora no convívio social e qualidade do sono, por exemplo.

Motivação vem de berço

Para o médico-cardiologista José Pedro Jorge Filho, a automação do mundo moderno é a grande responsável pela falta de motivação para se movimentar.

“Enquanto sua avó, antigamente, corria atrás do frango no quintal ou subia a ladeira todos os dias para ir à missa, hoje, você não precisa se levantar do sofá para mudar o canal da TV”, lembra.

Por conta disso, salienta o médico, hoje em dia o gosto pela atividade deve ser estimulado na criança”

Quando iniciado na infância, o gosto pela atividade física tem mais chance de se manter a vida inteira”, revela José Pedro. Para ele, a atividade física ideal para uma criança é aquela na qual ela se sinta mais à vontade.

“Geralmente as crianças não gostam de exercícios maçantes, repetitivos, mas o importante mesmo é encontrar a atividade que lhes proporcione prazer”, conclui.

Existe um certo status em deixar de ir a um local a pé, por exemplo, para ir de carro.

— Raquel Del Fraro – Médica do Esporte

Para a médica do esporte Raquel Del Fraro, um conjunto de fatores culturais e educacionais faz com que grande parte da população não se interesse por manter uma rotina mais saudável.

“Existe um certo status em deixar de ir a um local a pé, por exemplo, para ir de carro, o que não exatamente vai ser melhor para ela, mas ela acha que isso é mais chique”.

Outro fator importante para a falta de motivação das pessoas, segundo a médica, é a falta de informação.

“Apesar da importância do assunto, não existe hoje em dia uma campanha de conscientização em massa sobre a importância do exercício físico. Isso não é ensinado de maneira incisiva nem mesmo nas escolas”, diz.

Primeiros passos

Se você acha que não foi devidamente estimulado para a prática de atividades físicas quando era criança ou ainda se sente em dúvida e pouco informado com relação a importância dos exercícios e como fazer para colocar o seu corpo em movimento, calma, nunca é tarde para começar.

Ainda há tempo para encontrar a sua motivação em uma atividade que traga prazer e, mais do que isso, proporcione melhora na qualidade de vida.

Por isso, listamos abaixo alguns passos para te ajudar a iniciar a sua rotina de exercícios e, o mais importante: não parar.

1 – Busque ajuda profissional

Se você pretende praticar uma atividade física, é preciso fazer uma avaliação médica e buscar a orientação de um profissional de educação física, para que você se certifique que está em boas condições físicas.

Esforço excessivo pode causar problemas musculares e nas articulações, além de dores na coluna, nas pernas e nos ombros e ainda sobrecarga cardiovascular.

2 – Escolha a atividade que lhe dá prazer

É importante experimentar modalidades variadas de exercícios para saber o que mais lhe agrada. Se não gosta de academia, que tal tentar uma dança? Ou a corrida em um parque? E esportes aquáticos, já tentou? Tem ainda as atividades praticadas em meio à natureza, como trilhas a pé e de bicicleta.

Lembrando ainda que você pode começar passeando com o seu cachorro ou subindo a escadaria do seu prédio ao invés de usar o elevador. Enfim, as opções são muitas e o importante é encontrar a mais adequada ao seu perfil.

3 – Vista-se de motivação

Pode parecer que não, mas a escolha do vestuário correto para a prática da atividade física influencia diretamente na sua motivação. Quem é que não gosta de sentir bonito e bem vestido em qualquer ocasião, não é mesmo?

Mas o importante aqui é se sentir confortável, preferindo roupas leves e adequadas para a atividade que você escolheu. Um bom tênis também ajuda no desempenho e também pode ser um grande aliado no look.

No mais, é suar a camisa para estimular, cada vez mais, a produção de endorfina, o hormônio que causa a sensação de bem-estar e nos faz sentir prazer ao fazer exercícios.

Fonte: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here