Por que um profissional idoso pode ser essencial para sua empresa

1
197

Para psicanalista especializada em bem-estar na terceira idade Eloah Mestieri, quem contratar um idoso contará com um profissional com grande maturidade emocional, que pode agregar muito valor para o time e a corporação

Não é nada incomum que pessoas com mais velhas sofram preconceito do mercado de trabalho. De acordo com pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 7,9% das pessoas que estão trabalhando, no Brasil, possuem mais de 60 anos. Desses, apenas 26% possui carteira assinada.

Apesar da mudança de pensamento por parte de algumas empresas, que vêm criando programas de contratação para pessoas da terceira idade, o idoso continua a enfrentar muitos obstáculos no mercado de trabalho.

Para Eloah Mestieri, psicanalista especializada em bem-estar na terceira idade, a população na faixa dos 60 e 70 anos deve ser cada vez mais valorizada no mundo corporativo.

Starbucks inaugura unidade somente com funcionários idosos

“Os idosos de hoje superaram tantos desafios na juventude, devido às mudanças intensas ocorridas naquelas décadas.  Enfrentaram os ‘anos da rebeldia’, como se costuma definir, fruto do advento da pílula anticoncepcional, do movimento hippie”, explica Eloah.

“O jovem de hoje em dia tem muito a aprender com o idoso, muito mais do que se imagina. As pessoas da terceira idade viveram muitas experiências em suas vidas, aprenderam lições, superaram desafios, e podem passar esses ensinamentos adiante”, ressalta a especialista.

Eloah lista quatro motivos pelos quais vale a pena contratar idosos:

Novo perfil do idoso

Para a psicanalista, é preciso mudar a mentalidade sobre a população idosa. “Os tempos são outros, não dá mais para considerar idosa uma pessoa que tem 60 anos. Na Itália, por exemplo, a expectativa de vida já passa dos 82 anos”, explica Eloah.

Por isso, na visão da especialista, ter idosos no quadro de colaboradores só tem a agregar a qualquer empresa. “Empresas de qualquer setor, de todos os portes, certamente só têm a ganhar se apostarem em pessoas da terceira idade. O perfil deste trabalhador pode ser um importante contraponto à visão e às ideias dos colaboradores mais jovens, trazendo ideias e pontos de vista diferentes”, diz Eloah.

Dedicação e senioridade

Outro motivo pelo qual a especialista aconselha donos de empresas a deixarem o preconceito de lado e dar uma chance aos idosos é o comprometimento. “Eles certamente farão um trabalho muito dedicado, com responsabilidade, e vão dispor de uma maturidade emocional muito maior que os trabalhadores mais jovens, por conta da grande experiência profissional que possuem.”

Diversidade de ideias

Devida à ampla experiência profissional adquirida ao longo dos anos, os idosos possuem a capacidade de compreender e proporcionar uma maior diversidade de ideias dentro do ambiente de trabalho. “Esse tipo de trabalhador cria um debate saudável entre os colegas da equipe”, esclarece Eloah.

Antecipar cenários

Quem já trabalhou mais de quatro décadas certamente terá uma maior capacidade de encontrar soluções mais rápidas para problemas do que um jovem profissional recém-saído da faculdade. “Os profissionais experientes podem ser utilizados como fonte de inspiração para os jovens, em função de suas longas bagagens socioculturais, e são muito valiosos para as empresas, ajudando a otimizar processos e economizar tempo, energia e recursos”, conclui a especialista.

Sobre a Eloah Mestieri – É psicanalista clínica integrativa, especializada no bem-estar na terceira idade. Tem formação também em PNL (Programação Neurolinguística), Nova Medicina Germânica, Bioalinhamento, Constelação Sistêmica e Análise Transacional. Com rica experiência na área, a especialista fala com propriedade sobre temas como envelhecimento bem-sucedido e socialização na terceira-idade.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia , meu nome é Maria Flor .
    Sou cuidadora de idoso , gostaria de uma oprtunidade , tenho carta de referência , experiencia no cargo .
    Fizocurso também e estagio.
    Vou deixar meu contato , por favor se possível entrem em contato comigo.
    Obrigada. …
    Deus abençoe .

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here