Os benefícios que estudar e trabalhar promovem para a saúde dos idosos

0
32

Entenda a importância dos estudos na terceira idade!

Você já parou para pensar no benefício que é estudar para o nosso cérebro? Aprender é uma atividade que fazemos ao longo de toda a nossa vida – nunca devemos perder esse hábito.

A sabedoria adquirida e que fazemos na idade adulta nem sempre é feita em sala de aula, na verdade, a verdadeira sala de aula é a vida, não é mesmo

Pare um pouco e pense nas várias coisas novas que você aprende no dia a dia, seja no ambiente de trabalho, aprendendo uma nova habilidade lendo um livro, assistindo um filme ou até mesmo na cozinha preparando uma comida.

Tanto o trabalho quanto os estudos são partes essenciais da vida de um humano e é algo que todas as pessoas devem procurar continuar à medida que envelhecemos.

Mantendo mente e corpo ativo na terceira idade

Aprender e trabalhar com coisas novas tornou-se especialmente importante nos últimos anos em relação à saúde física e mental dos idosos.

Trabalhar ou estudar para exercitar o cérebro e o corpo é uma ótima forma de manter a mente e o corpo ativos, assim como pode desempenhar um papel importante em manter os idosos felizes e saudáveis.

saúde de idosos

Seja em um ambiente de trabalho ou em uma sala de aula mais formal, apenas aprendendo algo novo com um amigo, é bom incentivar seu familiar a buscar conhecimento.

É sempre bom fazer atividades para manter você mais saudável e ativo, inclusive se você já for uma pessoa com idade avançada.

Além disso, é fundamental manter o cérebro ativo à medida que envelhecemos. Aprender novas hábitos e habilidades ou sobre novos assuntos é uma excelente forma de manter a mente afiada.

Continuando a treinar o cérebro

aprendizado contínuo, determinado e com foco pode melhorar a memória e a força do corpo, assim:

  • Mantendo as células cerebrais;
  • Garantindo que as células se comuniquem adequadamente umas com as outras.

Pense em sua mente como um músculo. O nosso cérebro precisa ser exercitado regularmente para mantê-lo forte, assim como o nosso corpo.

Entre em praticamente qualquer loja nesta época do ano e você ficará sobrecarregado com materiais escolares, corredores cheios de pais correndo para verificar todos os itens da escola infantil – listas de material de volta às aulas.

Na terceira idade, é fundamental que a mente seja como a de um jovem, trabalhando, exercitando com desafios e problemas da vida.

saúde de idosos

O poder da aprendizagem na saúde dos idosos

Embora possa fazer uma ligação ao novo ano letivo com as crianças, é imperativo transformar o nosso estado de espírito para incluir os idosos.

Eles podem obter benefícios da educação continuada para adultos mais velhos.

Aumento do funcionamento cognitivo com o uso do trabalho ou do aprendizado faz bem para a saúde das pessoas da terceira idade. Em uma pesquisa realizada por:

  • Harvard Medical School;
  • Massachusetts General Hospital.

Recentemente descobriram os benefícios da estimulação intelectual ao longo da vida de adultos mais velhos.

Essa pesquisa comprovou que diminuição pronunciada de problemas de memória como os exibidos na doença de Alzheimer. Além disso, um estudo separado da Universidade do Texas em Dallas foi ainda mais longe.

Com um resultado impressionante, esse estudo descobriu que adultos mais velhos que participaram de uma nova habilidade mentalmente estimulante.

Na verdade, obtiveram um aumento de longo prazo em suas habilidades de memória, comprovando assim que essas atividades devem ser recomendadas para pessoas da terceira idade.

O aumento da saúde física e mental nos idosos

A aprendizagem e o trabalho ao longo da vida está conectada a uma taxa reduzida de depressão e ansiedade, bem como, uma taxa diminuída de várias condições crônicas de saúde, como, por exemplo:

  • Diabetes;
  • Derrame;
  • Enfisema;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Úlceras;
  • Asma.

E apenas estudar ou fazer uma atividade braçal por apenas 5 minutos ajuda a diminuir o estresse, assim como:

  • Diminuir a frequência cardíaca;
  • Reduzir a tensão muscular;
  • Aumentar a saúde cardiovascular
  • Melhorar o sistema imunológico mais robusto e eficiente.

    O aumento da socialização entre idosos

    De particular preocupação da saúde física e mental em adultos mais velhos é a propensão ao isolamento.

    As aulas ou uma atividade que simule um trabalho permitem a experiência de comunidade e camaradagem que é tão importante para nosso sentimento geral de bem-estar.

    Com a oportunidade de formar amizades duradouras com outras pessoas que compartilham interesses semelhantes.

    Juntamente com as aulas presenciais, há oportunidades ilimitadas para os idosos de aprender online, no conforto de casa, assim como realizar atividades que simulem trabalho para exercitar a disciplina e compromisso.

    Em muitos casos, as aulas na internet para idosos podem ser oferecidas gratuitamente ou a preços pequenos para pessoas da terceira que não desejam obter créditos acadêmicos.

    Além disso, os idosos podem escolher entre:

    • Uma variedade de tópicos de interesse.
    • Trabalhar em seu próprio ritmo.

    Isso, claro, de acordo com sua programação específica. O que não pode acontecer é o idoso ficar parar sem fazer nada.

    É fundamental para a saúde de todas as pessoas, independente de idade, exercitar a mente o corpo.

    saúde de idosos

    Não duvide da sua capacidade

    A verdade é que os idosos são incríveis, por isso não devemos nunca deixar de passar uma coisa nova ou uma oportunidade de trabalho.

    Começando com o lado positivo da velhice, os idosos são muitas vezes a fonte das melhores e inesquecíveis histórias que uma pessoa pode ouvir na vida.

    Ao estudar ou trabalhar junto a uma pessoa idosa, muitas das vezes a pessoa ouvirá grandes histórias do tempo de juventude ou mesmo os maiores eventos de suas vidas.

    De tudo um pouco, os idosos têm contos que podem abranger:

    • Desafios da vida;
    • Amores passados;
    • Lugares inesquecíveis.

Se você é um indivíduo compassivo, pode ouvir as lindas e emocionantes histórias com atenção e aprender mais sobre a vida com eles.

Na verdade, apenas um ato de sentar e ouvir essas pessoas incríveis os ajuda a se sentirem melhores e mais vivos.

Especialmente para os idosos em instituições de assistência as pessoas de idade avançada que podem não receber muitas visitas.

Você gostou de saber mais sobre os benefícios em estudar e trabalhar para a saúde dos idosos? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!

Fonte: AWEBIC

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here