Consumidores maduros aprovam apenas os segmentos de turismo e lazer em pesquisa encomendada pela MaturiJobs à Noz Pesquisa e Inteligência
Os segmentos de turismo e lazer já perceberam que os consumidores maduros podem trazer oportunidades e lucros. Mas, não é o que acontece nos setores de alimentação, educação, beleza, atividades físicas, serviços financeiros, saúde e transportes.
Essa é a conclusão da pesquisa Mercado Consumidor 50+, realizada pela Noz Pesquisa e Inteligência para a Maturi Jobs.
A pesquisa serve de alerta às organizações de nove segmentos de serviços e oito de produtos, avaliados em relação à identificação e atendimento às necessidades do público Maturi, acima de 50 anos.
“A geração Maturi é formada pelos jovens das décadas de 60 e 70, que viveram grandes transformações na sociedade. Com os avanços na expectativa de vida e a queda nas taxas de fecundidade, é essa faixa etária a que mais cresce na população brasileira”, diz Mórris Litvak, fundador da Maturi Jobs.
“A população ocupada acima de 60 anos tem rendimento médio real maior que as outras faixas de idade, como indicam os dados do 3º trimestre de 2018 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad-IBGE)”, explica Juliana Vanin, da Noz. “O rendimento médio é 26% maior que a média geral; 29% maior que a faixa entre 25 a 39 anos e 150% maior que a de 18 a 24 anos.”
Não há destaque positivo mesmo entre os melhores nos segmentos de serviços e de produtos analisados
Na pesquisa feita para a MaturiJobs, não há nenhum destaque positivo entre os segmentos de serviços e de produtos analisados. Mesmo os considerados “o melhor” nas duas categorias – turismo e medicamentos – obtiveram notas inferiores a 7.
À pergunta básica foi: “qual segmento apresenta melhor identificação com o público Maturi e consequentemente tem os melhores serviços prestados para as suas necessidades?” E os piores”.
Veja os resultados nas tabelas abaixo:
Serviços – melhor e pior:
Notas para os serviços:
Produtos – melhor e pior
Notas para os produtos:
Conclusão
“Analisando os serviços e produtos com maiores classificações entre melhor e o pior, mais as notas das avaliações, podemos concluir que as marcas e ações de marketing ainda atuam para o estereótipo do idoso. Isso pode ser visto como uma oportunidade para as marcas entenderem o novo perfil dos 50+, ou seja, entenderem a Geração Maturi, diz Juliana Vanin, da Noz.
Dados da pesquisa
Realizada entre 22 de maio e 20 de julho de 2018
Pesquisa quantitativa online com questionário de autopreenchimento voluntário, sem nenhum incentivo aos respondentes.
853 respondentes, sendo:
Norte 1%
Sudeste 85%
Centro-Oeste 1%
Nordeste 4%
Sul 9%
65% mulheres e 35% homens
54% casados/união estável
27% divorciados ou viúvos
19% solteiros
Idade – Média 57 anos
Entre:
50 e 59 anos – 65%
60 e 69 anos – 27%
70 e 79 anos – 4%
Menos de 50 – 4%
38% aposentados
24% não têm renda própria
19% até R$ 2.500
27% entre R$ 2.501 e R$ 5.000
11% entre R$ 5.001 e R$ 7.500
7% entre R$ 7.501 e R$ 10.000
4% entre R$ 10.001 e R$ 12.500
8% mais de R$ 12.501
19% não têm ensino superior
40% têm ensino superior
45% têm pós-graduação
Coletivo Pro Comunica
O Coletivo reúne profissionais com ampla experiência na área de comunicação que se propõem a compartilhar conhecimento sobre comunicação, a fim de inspirar novas empresas a se relacionar com os diversos públicos.
MaturiJobs
Criada por Mórris Litvak em 2015, a MaturiJobs hoje é a maior plataforma online de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional para pessoas acima de 50 anos do país. Conta com mais de 80 mil profissionais cadastrados em todos os estados do Brasil, fomentando a empregabilidade e empreendedorismo para os 50+.
NOZ
A NOZ é um ateliê de pesquisa e inteligência de negócios. Seu trabalho é ouvir, observar e interpretar. Entender desejos e comportamentos humanos, como vê novas ideias. Por meio de metodologias de inteligência de mercado e pesquisas, atua em todo ciclo de negócio de empresas.