Diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é uma doença hormonal que leva ao acúmulo de açúcar no sangue. Ela nem sempre gera sintomas e não tem cura, mas deve-se seguir seu tratamento corretamente todos os dias para evitar suas complicações e assim melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Causas da diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 é causada pela resistência periférica à insulina o que dificulta a entrada da glicose nas células. Neste caso isto não é inato pois o indivíduo só é diagnosticado com esta doença por volta dos 35 a 40 anos de idade e até esta data seu pâncreas funcionava bem. Algumas situações que podem favorecer este mau funcionamento são:
- Fator hereditário;
- Idade;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos e açúcar.
Sugere-se que a falta de vitamina D no organismo favorece o surgimento da diabetes tipo 2, mas isto ainda não foi totalmente esclarecido.
Sintomas da diabetes tipo 2
Os sintomas da diabetes tipo 2 são:
- Urina frequente;
- Muita sede/fome;
- Formigamento nos pés;
- Visão turva/ embaçada;
- Dificuldade na cicatrização das feridas;
- Coceira na pele;
- Cansaço;
- Emagrecimento ou aumento de peso sem causa aparente.
Estes sintomas nem sempre estão presentes e podem não surgir ao mesmo tempo.
Diagnóstico da diabetes tipo 2
O diagnóstico da diabetes tipo 2 é feito através do exame de sangue ou de urina que avalia a taxa de glicose no organismo. Este teste pode ser feito em jejum e deve ser realizado em 2 dias diferentes para haver uma comparação entre os resultados.
Valores de referência da glicose
Os valores de referência da glicose são de até 100mg/dl de sangue. Valores iguais ou superiores a estes são indicativos de diabetes.
Aconselha-se que os valores de glicose em jejum sejam de até 100mg/dl. Quando o indivíduo possui valores entre 100 e 125mg/dl ele é diagnosticado com Pré-diabetes.
Tratamento para diabetes tipo 2
O tratamento para a diabetes tipo 2 é feito através de uma dieta prescrita pelo nutricionista, prática de exercícios físicos regulares e da toma de medicamentos que regulam a função do fígado, e a insulina, se o pâncreas não a produzir de forma satisfatória.
Este tratamento deverá ser seguido por toda a vida e é importante que o indivíduo saiba verificar seus próprios níveis de açúcar no sangue, para o fazer em casa diariamente e dependendo do resultado, tratá-la através da alimentação ou da toma de medicamentos.
Um estudo realizado na Califórnia, nos Estados Unidos afirma que o consumo de 6mg de canela diariamente também ajuda a controlar a diabetes tipo 2.
Complicações da diabetes tipo 2
Algumas possíveis complicações da diabetes tipo 2 são:
- Alterações graves da visão que podem levar à cegueira;
- Má cicatrização de feridas que podem levar à necrose e amputação do membro;
- Disfunções no sistema nervoso central;
- Complicações cardíacas;
- Coma.
Estas complicações pode ocorrer se o indivíduo não seguir o tratamento corretamente.
Fonte: Tua Saúde
Todo artigo publicado no Portal Amigo do Idoso tem sua fonte divulgada.