Os níveis de colesterol no organismo são controlados através de uma análise ao sangue e devem situar-se entre os 140 e os 200 miligramas por decilitro de sangue (adulto saudável). As pessoas que têm o colesterol elevado estão mais sujeitos a sofrerem um ataque cardíaco ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por outro lado, o nível de colesterol muito baixo pode ser um sinal de problemas no fígado.
O tipo de colesterol também tem importância no que diz respeito aos problemas de saúde. O LDL (lipoproteína de baixa densidade) é considerado o “mau” colesterol e o HDL (lipoproteína de alta densidade) o “bom”. O risco de problemas cardíacos é reduzido se 25 por cento do total de colesterol no organismo forem do tipo HDL.
Abaixo segue algumas dicas de como reduzir o seu colesterol:
- Reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas. O consumo de alimentos como as carnes vermelhas, a gema de ovo, a manteiga, os queijos curados, os produtos de charcutaria e os alimentos pré-cozidos deve ser reduzido
- Aumente o consumo de peixe. O peixe é rico em gorduras saudáveis como os ácidos gordos ómega-3,que promovem a saúde cardiovascular. Opte por peixes como o salmão ou a sardinha.
- Prefira o azeite. O azeite é a gordura mais saudável que pode escolher para temperar e é sempre preferível às gorduras de origem animal.
- Consuma mais fibras. Uma alimentação com um alto conteúdo de fibra facilita a eliminação do colesterol e ainda ajuda a satisfazer a fome. Aumente o consumo de fruta,vegetais e cereais integrais.
- Cozinhar saudável. Prefira grelhados ou cozinhados ao vapor.
- Faça exercício físico. A atividade física ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (o chamado «mau colesterol») e a aumentar o HDL (o chamado «bom colesterol»). 30 minutos por dia de caminhada já são suficientes.
- Controle o seu peso. Quem tem excesso de peso tem tendência a ter níveis de colesterol LDL mais altos e de HDL mais baixos. Controle o seu peso e evite esta tendência.
- Deixe de fumar Fumar reduz o colesterol HDL.Felizmente, ao deixar de fumar, este volta a subir. Se precisar, procure a ajuda de um médico.
- Controle o colesterol. Faça a medição do seu nível de colesterol regularmente e siga os conselhos do seu médico.
Fonte: Idade Maior